Olinda recebe mais de 200 novos professores na Rede Municipal de Ensino

Jamildo Melo | Publicado em 28/01/2025, às 10h17

TCE pressionou e garantiu chamamento de novos professores para Olinda - Divulgação
COMPARTILHE:

O chamamento dos profissionais ocorre após o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) iniciar uma auditoria especial sobre a contratação temporária de professores no município.

Nesta terça-feira (28), mais de 200 professores ingressaram na Rede Municipal de Ensino de Olinda. A cerimônia de boas-vindas ocorreu no auditório da Escola Estadual de Pernambuco ETE - Chico Science, localizada na Av. das Acácias, 3ª etapa de Rio Doce, promovida pela Secretaria Municipal de Educação.

Os novos docentes iniciam suas atividades no começo do ano letivo de 2025. Além desses, mais 400 professores serão convocados em duas fases até janeiro de 2026. A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, destacou a importância da integração entre professores e instituições de ensino, afirmando que isso fortalece a relação com toda a comunidade escolar e impacta positivamente na aprendizagem e gestão.

A secretária de Educação de Olinda, Edilene Soares, ressaltou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico que valoriza os profissionais da educação e garante o cumprimento integral do calendário letivo.

Origem dos novos professores

Os novos educadores foram selecionados no último concurso público de Olinda. A nomeação dos 200 profissionais foi publicada no Diário Oficial em 13 de janeiro. A medida visa melhorar a qualidade do ensino na cidade.

Fortalecimento dos vínculos educacionais

Na nova gestão, o ingresso dos novos professores é considerado um marco histórico em Olinda, fortalecendo os laços entre os educadores e a comunidade escolar. Os profissionais passaram por rigorosa comprovação de titulação, incluindo mestrado e doutorado. Esta ação se une a um amplo esforço de requalificação física das escolas.

"Com essas medidas, Olinda segue firme no compromisso de proporcionar uma educação de qualidade, valorizando seus profissionais e promovendo um ambiente escolar mais eficiente e acolhedor".

O cronograma apresentado pela prefeita Mirella Almeida (PSD) no final do ano passado previa três etapas de convocação, com a nomeação de 200 docentes. Outras 400 contratações estavam programadas para ocorrer até janeiro de 2026. Conforme informou o site Jamildo.com.

Olinda professores Mirella Almeida Tribunal de Contas

Leia também

Em ofício para João Campos, Andreza Albuquerque pede medidas emergenciais para funcionamento do Hospital Veterinário do Recife


Justiça condena servidores públicos por fraude ao INSS em Pernambuco


Com saída de Thallyta Figueirôa, Raquel anuncia novo administrador de Fernando de Noronha