Lupércio é multado por não entregar informações obrigatórias ao TCE

Jamildo Melo | Publicado em 14/12/2025, às 12h22 - Atualizado às 12h32

André de Paula, Mirella Almeida e Professor Lupércio durante filiação da então ex-secretária de Olinda no PSD - Reprodução redes sociais Mirella Almeida
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

O ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio, foi multado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por supostamente não enviar informações obrigatórias ao órgão de controle estadual.

A decisão foi tomada pelo plenário do TCE, atendendo a pedido do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), do procurador Cristiano Pimentel, que apresentou um recurso ordinário contra o ex-prefeito de Olinda.

Segundo o procurador, o ex-prefeito não enviou informações ao Sistema SAGRES/Módulo de Execução Orçamentária e Financeira do Município-EOF, do mês de fevereiro de 2024.

O TCE apontou que Lupércio só apresentou as informações após ser notificado em auto de infração sobre a suposta omissão.

"Somente em 20 de maio de 2024 a autoridade autuada supriu a omissão que ensejou a lavratura do auto, prestando a informação faltante ao Sistema", afirmou o relator do recurso, conselheiro Marcos Flávio.

Para os conselheiros do TCE, o saneamento da irregularidade após a lavratura do auto de infração autoriza sua homologação.

O julgamento ocorreu em 10 de dezembro, já tendo sido publicado no Diário Oficial do Estado.

Ainda cabe recurso, de embargos, no próprio TCE.

EX-PREFEITO PODE SER CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL

O Professor Lupércio foi prefeito de Olinda de 2017 a 2024. Conseguiu eleger a sucessora, Mirella Almeida (PSD), que é a atual prefeita e tinha sido sua secretária municipal.

Ex-deputado estadual, Lupércio inicialmente anunciou que pretendia ser candidato a deputado federal em 2026, conforme já registrou o site Jamildo.com.

Após conversas de bastidores, para não atrapalhar a chapa de federais que apoiam o projeto de releição da a governadora Raquel Lyra (PSD), aliada da prefeita Mirella Almeida, o ex-prefeito recuou da iniciativa e decidiu ser candidato a deputado estadual em 2026, cargo que já ocupou entre 2015 e 2016.

Fica aberto o espaço ao ex-prefeito Lupércio, caso queira se manifestar sobre a decisão do TCE.

Olinda TCE Lupércio

Leia também

Prefeitos se encontram em Olinda para debater políticas educacionais


Catedral da Sé sedia abertura das comemorações dos 350 anos da Arquidiocese de Olinda e Recife


Professor Lupércio, ex-prefeito de Olinda, confirma pré-candidatura a deputado estadual pelo PSD