Cynara Maíra | Publicado em 02/10/2025, às 09h56 - Atualizado às 10h24
A Prefeitura do Recife concluiu na quarta-feira (01) a fase de concretagem da Ponte do Arruda, ao finalizar a interligação física entre as duas margens da estrutura. A obra, que vai conectar diversos bairros da Zona Norte, atingiu 85% de execução e tem previsão de entrega para o final deste ano.
O prefeito João Campos (PSB) acompanhou os trabalhos finais da construção, que começou no dia 24 de agosto de 2024. A obra faz parte de um conjunto de entregas de infraestrutura que a gestão municipal busca acelerar antes do período eleitoral de 2026, quando o prefeito pode disputar o Governo de Pernambuco.
A estrutura erguida na confluência do Canal do Arruda com o Rio Beberibe com o objetivo de melhorar a mobilidade da região teve investimento de R$ 16,9 milhões.
A Ponte do Arruda vai conectar bairros como Campo Grande, Peixinhos, Arruda e Campina do Barreto. A estrutura integra uma nova via que garantirá o acesso da BR-101 até a Avenida Agamenon Magalhães, funcionando como uma alternativa paralela à Avenida Norte.
A ponte terá 36 metros de comprimento e 14 metros de largura, com duas faixas de rolamento, ciclovia e calçadas. Segundo o secretário de Saneamento do Recife, Miguel Ricardo, a intervenção "vai valorizar a região, fomentando o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população".
Durante a vistoria, o prefeito João Campos detalhou os próximos passos. "Hoje está sendo finalizada a concretagem do tabuleiro, uma das etapas mais importantes da obra. A partir daqui, daremos início à construção das calçadas, depois à rampa de acesso e, na sequência, à pavimentação com asfalto. Em dezembro, estaremos inaugurando mais essa ponte", afirmou.
A Ponte do Arruda é a quarta estrutura do tipo erguida pela atual gestão municipal. Um dos possíveis objetivos para acelerar as entregas das obras de mobilidade no Recife é fortalecer a imagem do prefeito antes da possível candidatura ao governo estadual.
Outras pontes foram meta para Prefeitura do Recife, são elas:
Ponte do Rio Morno: Também faz parte da nova via radial na Zona Norte.
Ponte Júlia Santiago: Com 335 metros de comprimento, será a maior construída no Recife nos últimos 40 anos. A obra tem investimento de R$ 106 milhões, está com 80% de conclusão e vai ligar os bairros de Areias e Imbiribeira.
Ponte Engenheiro Jaime Gusmão: Já entregue, conectando os bairros de Monteiro e Iputinga.
A prefeitura também executa a construção de três novos pontilhões na região de Setúbal, além de já ter concluído o pontilhão da Rua Amélia, que tinha o objetivo de desafogar o trânsito da Avenida Rui Barbosa para os motoristas que iam em direção a Olinda.