João Campos entra para história do Recife com entrega da 1ª etapa do Parque da Tamarineira

Jamildo Melo | Publicado em 05/07/2024, às 08h43

Primeira etapa do Parque da Tamarineira - Foto: Blog Imagem
COMPARTILHE:

Depois de mais de duas décadas de idas e vindas, um prefeito do Recife consegue tirar do papel o Parque da Tamarineira. Nesta sexta-feira, de tarde, a Prefeitura do Recife entrega a primeira etapa do espaço de lazer, com mais verde, algo que falta ao Recife.

A promessa do Parque da Tamarineira atravessou sem solução todos os governos municipais do PT (João Paulo e depois João da Costa e depois toda a gestão (dois mandatos) de Geraldo Júlio no Recife também.

O equipamento que terá 10,5 hectares de extensão e vai conter praças internas, quadra poliesportiva, academia para a terceira idade, pista de cooper, playground infantil e banheiros.

A obra fica situada no terreno do antigo Sítio Tamarineira, que pertencia a Santa Casa de Misericórdia. Só o destravamento desta questão imobiliária é uma história à parte, como já contei em outra vida.

A engenhosidade da equipe de João Campos conseguiu destravar o processo, propondo a troca da área maior da Tamarineira, sem valor depois do travamento, por uma área menor mas com potencial claro de valorização no Parque Eduardo Campos, no Pina. Como o processo de negociação precisou chegar até o Vaticano, o Papa precisou dar aval.

Com certeza, um grande feito, em uma cidade em que Joaquim Francisco, ex-deputado e ex-prefeito do Recife, ganhou um busto na praça da Jaqueira por ter providenciado a titularidade ao município, junto ao governo Federal.

Entrega do Jardim do Poço

Nesta mesma sexta, a Prefeitura do Recife vai inaugurar, agora pela manhã, o Jardim do Poço, um novo espaço público de lazer para a população da cidade. O prefeito João Campos e autoridades participarão da solenidade.

A intervenção urbano-paisagística ocorreu no terreno localizado no cruzamento entre a Avenida 17 de Agosto e a Avenida Dr. Seixas, no bairro do Poço da Panela. Até 2009, por lá, funcionava a Casa de Saúde São José.

De acordo com a gestão, a iniciativa é mais um passo na meta de tornar o Recife uma "cidade parque" até o ano de 2037, quando completa 500 anos de fundação.

João Campos Recife Parque da Tamarineira Mais verde

Leia também

No Recife, Lula celebra acordo de indenização às famílias proprietárias de prédios-caixão


Vereadora cobra posicionamento ao governo estadual sobre situação do metrô do Recife


João Campos vai homenagear Antônio Figueira no novo Hospital da Criança