Jaboatão consolida Polo de Energia Limpa com presença na COP-30 e Projeto Biometano

Ana Luiza Melo | Publicado em 11/11/2025, às 12h49 - Atualizado às 13h03

Vice-presidente de Resíduos Sólidos da Frente Nacional de Prefeitos destaca papel do município na produção de biometano. - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PSD), participa nesta terça-feira (11) da Sessão Ministerial de Alto Nível “Waste Management and Circular Economy”, durante a COP-30, em Belém (PA).

O evento, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Organização das Nações Unidas, serve de plataforma para o prefeito destacar o papel do município na produção de biometano e na descarbonização da economia brasileira.

A presença de Mano Medeiros na COP-30 se dá também na condição de vice-presidente de Resíduos Sólidos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Na ocasião, está prevista a assinatura de um pacto pelo uso do biometano gerado em aterros sanitários, iniciativa que transforma resíduos sólidos em energia limpa.

Mano Medeiros ressalta que Jaboatão tem se tornado uma referência em sustentabilidade e inovação energética, destacando que a produção de biometano irá transformar o antigo aterro sanitário da Muribeca em um polo de energia renovável.

É um orgulho representar nossa cidade em um momento histórico, em que as cidades brasileiras mostram seu protagonismo na luta contra as mudanças climáticas. Em Jaboatão, a produção de biometano vai consolidar a transformação do antigo aterro sanitário em um exemplo de energia renovável e inclusão social”, destaca Mano Medeiros.

O evento ministerial conta com a presença de autoridades como a ministra Marina Silva e o ministro das Cidades, Jader Filho.

Primeira planta de biometano de PE

O principal projeto que sustenta essa participação é a implantação da primeira planta de biometano de Pernambuco no Ecoparque Jaboatão, no bairro da Muribeca.

O empreendimento, que está em fase final de implantação, representa um investimento de R$ 300 milhões e conta com apoio do Governo do Estado, que destinou outros R$ 500 milhões para o setor.

A planta, operada pela Ecoplanos Orizon em parceria com a Copergás, deve iniciar o funcionamento ainda neste ano, com capacidade de produção de 110 mil metros cúbicos de biometano por dia para injeção na rede estadual.

A pauta climática e a gestão de resíduos têm sido centrais na agenda internacional do prefeito. Em 03 de novembro de 2025, Mano Medeiros esteve na C40 – Encontro Mundial dos Prefeitos, no Rio de Janeiro, onde o gestor defendeu o protagonismo das cidades na agenda climática e destacou a iniciativa do Ecoparque.

Impacto social do Ecoparque 

Além do impacto ambiental e econômico, o projeto do Ecoparque possui uma dimensão social, integrando catadores e ex-presidiários por meio de uma unidade de triagem, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.

Para o gestor, com o início da operação da planta, Jaboatão se consolidará como polo estratégico de energia limpa no Nordeste, capaz de abastecer o equivalente ao consumo de uma cidade de 150 mil habitantes, além de liderar uma das maiores operações de crédito de carbono no estado.

mano medeiros Inovação Energética Energia Limpa

Leia também

Jaboatão apresenta projeto para conter avanço do mar


Prefeituras de Jaboatão e Moreno firmam parceria com OAB-PE para garantir pagamento de honorários em processos administrativos


Em aproximação com Raquel Lyra, esposa de Mano Medeiros anuncia filiação ao PSD