Yan Lucca | Publicado em 12/11/2024, às 14h35
Marcando o encerramento do segundo e último dia do Seminário Novos Gestores promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), os novos gestores eleitos ou reeleitos no pleito de 24 tiveram a oportunidade de participar de um painel voltado para controle na administração pública.
Com o tema "Gestão que Transforma", em dois dias de programação, abordou temas como:
Defendendo o planejamento da associação em promover um encontro com os novos gestores, na busca de eficiência na prestação dos serviços nas cidades, o evento foi voltado especialmente para os prefeitos e prefeitas escolhidos pela população nas eleições de 2024 para a legislatura 2025 – 2028.
Ao Jamildo.com, o prefeito de Paudalho e atual presidente da Amupe comemorou o resultado do Seminário. "Nós temos um evento com um saldo extremamente positivo, conseguimos reunir mais de 170 prefeitos com delegações de todos os municípios pernambucanos aqui representandos. Pudemos abordar diversos temas, desde a eficiência da gestão pública, passando por captação de recursos, por fiscalização, lei de responsabilidade fiscal, parcerias estratégicas. O que a gente busca é capacitar os prefeitos, preparar as equipes, para que possam ter uma gestão mais eficiente e dar uma vida melhor ao povo pernambucano", afirmou Gouveia.
O painel, intitulado “Controle na administração pública", de destaque neste último dia, foi ministrado e conduzido pelo promotor do Ministério Público de Pernambuco, Hodir Guerra e da secretária da Controladoria Geral do Estado, Érikca Lacet.
Os expositores falaram sobre uma perspectiva sobre o relacionamento entre municípios e os órgãos de controle na Administração pública. "Sempre acreditei, na relação cordial entre as instituições de controle e os municípios. Recomendações do Ministério Público para os gestores são uma forma de atuação preventiva. Por isso, é interessante darmos uma atenção especial a esse tipo de trabalho”, disse Hodir Guerra.
Para Érikca Lacet, os prefeitos eleitos devem enxergar a controladoria como uma instituição parceira dos municípios. “Estamos aqui para apoiar as gestões e, antes de fiscalizar, a Controladoria monitora, assessora e dá apoio aos gestores para que consigam efetivar o seu plano de governo”, disse a secretária.
A cobertura completa você confere no Jamildo.com.
Tecnologia a favor da educação e serviço público é foco do Igeduc
Novos prefeitos precisam prestar contas à União, antes de pedir mais recursos
Ao Blog do Jamildo, Marcelo Gouveia faz balanço sobre o Seminário Novos Gestores