Cynara Maíra | Publicado em 08/08/2024, às 08h47
Às 15 horas da quarta-feira (07) o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal, entregou ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Cândido Saraiva, a lista com os gestores públicos de Pernambuco que tiveram contas rejeitadas ou irregulares nos últimos oito anos.
O documento contém 1.267 gestores públicos que tiveram as contas julgadas pelo TCE como irregulares.
A lista foi entregue na sede do TRE-PE, localizada no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Também estavam no local vice-presidente do TCE, conselheiro Carlos Neves, e o vice do TRE, Humberto Vasconcelos.
O gesto exigido durante todo ano eleitoral também foi acompanhado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ricardo Alexandre e o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Breno Duarte.
O conteúdo mostra 144 prefeitos de 108 municípios. Dos gestores de órgãos controlados pelo TCE-PE constam 1.123 nomes de 404 instituições.
A lista produzida sob responsabilidade de Carlos Neves foi feita de maneira automática a partir do Sistema de Pós-Julgamento, que cataloga os processos de contas rejeitadas (para gestores do Executivo Municipal) ou julgadas irregulares (para demais órgãos).
Essa foi a primeira vez que o material foi gerado automaticamente. “É importante ressaltar que esse documento é fruto de um trabalho que envolve todo o Tribunal de Contas", esclarece o vice-presidente do TCE.
Segundo o presidente do Tribunal, além de cumprir o dever eleitoral, a lista também "auxilia o cidadão a exercer o seu voto com qualidade e informação" como uma forma de assegurar transparência.
A lista pode ser vista na íntegra na plataforma do TCE ou por pesquisa selecionada com relação aos nomes dos gestores, órgãos ou municípios em outro sistema do Tribunal.
A pesquisa inteligente por nomes, municípios ou órgãos pode ser feita através desse site.
O site apurou que apenas quatro das 14 cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) entraram na lista de contas executivas rejeitadas. Foram elas:
Fechamento da Antiga Coperbo: Sérgio Guerra deixou lição para autoridades e sindicatos
Venezuela: Segura aí que o filho é teu!
Candidatos a prefeito do Recife gastaram mais de R$ 100 mil com impulsionamento nas redes sociais