Compesa inicia nova etapa de obras de saneamento em Boa Viagem e Pina

Jamildo Melo | Publicado em 20/11/2024, às 09h52

Obras de esgotamento, da Compesa, na Zona Sul do Recife, podem ajudar avaliação positiva do governo do Estado em 2026 - Compesa
COMPARTILHE:

A Compesa, através do Programa Cidade Saneada, inicia nesta quarta-feira mais uma etapa da obra de ampliação dos serviços de esgotamento sanitário em bairros da Zona Sul do Recife.

As intervenções serão realizadas nos bairros de Boa Viagem e Pina, com início às 07h nas ruas Alexandrino Martins Rodrigues e José Rodrigues, no Pina. As obras serão executadas pela parceira BRK, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, e as vias estarão interditadas, com sinalização e desvios para motoristas e pedestres.

Ainda na campanha municipal deste ano, a governadora Raquel Lyra afirmou que iria ampliar a oferta de água, antes das eleições de 2026.

Cronograma e etapas da obra

Após a fase inicial, a obra seguirá por outras vias do bairro. De acordo com a gerente Técnica de Engenharia da Compesa, Jamily Quental, esta etapa faz parte da segunda fase do Complexo Cabanga e tem previsão de conclusão em setembro de 2025

. "Estamos entrando em uma fase de ações em áreas com trânsito intenso e pedimos a compreensão da população para os eventuais transtornos. Esta iniciativa é importante para a saúde dos moradores de Boa Viagem e Pina, que terão acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto", explica Jamily.

Infraestrutura e Investimento

Serão implantados 12 mil metros de rede e construídas duas estações elevatórias de esgoto, que transportarão os efluentes para a Estação de Tratamento de Esgoto-ETE Cabanga, que também está sendo modernizada para absorver a nova demanda.

O projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Cabanga já implantou cerca de nove mil metros de redes coletoras nos bairros de São José, Cabanga, Ilha Joana Bezerra e Coque, totalizando 32 mil metros de tubulações. O investimento total para esta etapa é de R$ 44,4 milhões, beneficiando 38 mil pessoas.

Comunicação com a Comunidade

A Compesa informou que a BRK está realizando um trabalho nas áreas de influência dessas obras para manter os moradores informados sobre as intervenções. Conforme já informou o site Jamildo.com, a Compesa tem pressa.

Compesa Boa Viagem Pina

Leia também

Compesa explica que o TCE concedeu 12 meses para a universalização dos serviços de água


BNB financia ampliação da produção de água da Compesa


Raquel Lyra destina mais R$ 190 milhões para obras da Compesa