Chuvas no Recife: aulas canceladas em toda RMR e PCR anuncia estágio de Alerta Máximo

Cynara Maíra | Publicado em 05/02/2025, às 09h47 - Atualizado às 10h47

Chuva no Recife causa danos e alagamentos - Priscilla Buhr/AMCS
COMPARTILHE:

*Matéria em Atualização

As fortes pancadas de chuva que atingem Pernambuco prometem alterar a rotina de diversas cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Em meio ao retorno às aulas previsto para esta quarta-feira (05), a maioria dos municípios mudou seu cronograma padrão. Veja as últimas atualizações sobre a situação da chuva na RMR. 

Chuva no Recife entra em estágio de Alerta Máximo

Na terça-feira (04), a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) informou que as chuvas – impulsionadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) combinado ao pulso da Zona de Convergência Intertropical – deviam  se estender por todo o Estado na quarta-feira (05). 

ATUALIZAÇÃO 10H45: Após inserir o estágio de alerta, o Centro de Operações do Recife (COP) alterou a cidade para estágio de alerta máximo, o maior nível da escala. 

Com a mudança, a Prefeitura recomenda que as pessoas evitem deslocamentos. Após diversas especulações, as aulas foram oficialmente canceladas em todos os turnos da rede municipal.

Às 09h, o prefeito João Campos (PSB) estava programado para inaugurar uma creche e complexo educacional na Mangabeira, mas não houve mais atualizações sobre a ação e o prefeito tem publicado em suas redes sociais a atuação da defesa civil para conter os danos da chuva. 

Com previsão de pico da maré às 09h16, a Prefeitura também alertou sobre o aumento dos riscos de alagamento em algumas localidades. 

Em Jaboatão dos Guararapes, a APAC colocou o Rio Duas Unas em cota de alerta, com possibilidade de inundação. 

Aulas são suspensas em diversas cidades, mas PCR ainda não se pronunciou

Em Camaragibe, os dados da APAC apontam que o bairro Aldeia registrou um acumulado de chuva de 100,42 mm nas últimas 24 horas, situação que tem gerado preocupações locais. 

Por conta do problema, a Prefeitura de Camaragibe suspendeu as aulas da rede municipal como medida de segurança. 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também suspendeu as aulas devido aos alagamentos na Região Metropolitana do Recife. 

Essa ação também ocorreu nas prefeituras de Paulista e Olinda. 

Metrô para de funcionar por conta de alagamentos

A partir das fortes chuvas, a cidade enfrenta diversos problemas. Com os alagamentos, até o metrô da cidade foi atingido. 

Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), por conta do alagamento da via e de outros setores da malha ferroviária, a Linha Centrô do Metrô do Recife está paralisada, mas a Linha Sul continua em operação. 

Pontos de alagamento no Recife

Com as chuvas, o trânsito na cidade sofre com os impactos. O Canal da Agamenon, por exemplo, transbordou em alguns pontos. 

Na entrada para Agamenon vindo da Rua Amélia, por exemplo, o Jamildo.com captou o momento em que pessoas tentam recuperar um carro que boia pelo volume de água. Confira: 

Às 9h, a CTTU atualizou os pontos de alagamento. Veja: 

Recife Olinda paulista camaragibe

Leia também

Polo automotivo de Goiana bate recorde de exportação em 2024


Sileno Guedes continua na liderança do PSB na Alepe


Com fortes chuvas, cidades da Região Metropolitana do Recife voltam às aulas; PCR e APAC fazem alertas