Carnaval do Recife reúne 3,7 milhões de pessoas e movimenta R$ 2,8 bilhões, diz prefeitura

Plantão Jamildo.com | Publicado em 18/02/2026, às 12h07

Palco do Marco Zero no Carnaval do Recife - Wesley D'Almeida/ PCR
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A Prefeitura do Recife divulgou o balanço do Carnaval 2026 e informou que a festa reuniu mais de 3,7 milhões de foliões ao longo de seis dias de programação. Segundo a gestão municipal, o evento movimentou R$ 2,8 bilhões na economia e gerou cerca de 60 mil empregos temporários.

De acordo com os dados apresentados, a taxa de aprovação do público chegou a 99%. A rede hoteleira registrou ocupação média de 97%, enquanto o Aeroporto Internacional do Recife contabilizou 502.205 passageiros no período, com mais de 150 voos extras.

Ao todo, foram montados 50 polos distribuídos pela cidade, com mais de três mil atrações. A prefeitura informou que 98% da programação foi composta por artistas e grupos pernambucanos. Mais de 10 mil servidores municipais atuaram na organização e nos serviços relacionados ao evento.

Cultura popular e estrutura ampliada

Entre as iniciativas deste ano, a gestão destacou a criação do Circuito Leda Alves, com desfiles iniciados ainda em janeiro no Bairro do Recife. O percurso saiu do Cais da Alfândega em direção à Praça do Arsenal, tendo as avenidas Rio Branco e Bom Jesus como eixos centrais.

Mais de 250 agremiações participaram dos cortejos, entre blocos, maracatus, caboclinhos, bois, troças e afoxés. O Concurso de Agremiações reuniu 332 grupos inscritos. A passarela Recife Matriz de Cultura Popular abriu diariamente a programação do Marco Zero.

O palco principal do Marco Zero teve 70 metros de comprimento e 18,5 metros de altura, segundo a prefeitura, com painéis de LED na cenografia. A programação incluiu apresentações de artistas locais e nacionais, além de encontros musicais e participações especiais.

No setor de serviços, o Centro de Operações do Recife (COP) funcionou no Marco Zero com a participação de 16 órgãos municipais e entidades parceiras. Foram utilizadas 498 câmeras de monitoramento integradas às forças de segurança.

Pela primeira vez, foram instalados 46 banheiros femininos e oito estruturas destinadas a famílias e pessoas com deficiência na Avenida Rio Branco. A prefeitura também informou que os estacionamentos do edifício-sede do município e de prédios públicos no Cais do Apolo receberam doações de alimentos não perecíveis, totalizando mais de três toneladas destinadas a 22 instituições cadastradas no Banco de Alimentos do Recife.

Outra novidade foi o espaço “PIT STOP Fica de Boa”, voltado ao acolhimento temporário de pessoas com mal-estar relacionado ao consumo de álcool e outras substâncias. O Polo do Samba foi transferido para a cabeceira da Ponte Giratória. A Arena Gastronômica e a Central de Serviços passaram a funcionar no Armazém 14 e no Mirante do Paço, respectivamente.

Para o público infantil, a programação contou com um novo polo no Parque Eduardo Campos, além de atividades em outros seis parques da cidade.

Números do Carnaval 2026

carnaval carnaval do recife

Leia também

João Campos visita espaço de proteção para combate ao trabalho infantil no Carnaval


João Campos leva comitiva de aspirantes a candidatos para o Carnaval de Olinda


Lula no Galo da Madrugada: presidente fica entre João Campos e Raquel Lyra no sábado de Carnaval do Recife