Amupe e MPT criam força-tarefa para aumentar segurança da iluminação pública

Ana Luiza Melo | Publicado em 14/11/2025, às 14h12 - Atualizado às 14h24

Além da nota técnica, a parceria prevê a realização de um encontro regional em Serra Talhada, promovido pela Neoenergia e Amupe, dedicado à troca de experiências e boas práticas sobre segurança entre os gestores municipais. - Foto: DIvulgação
COMPARTILHE:

A segurança da iluminação pública nos municípios de Pernambuco entrou na pauta de uma força-tarefa composta por instituições estratégicas.

Nesta quinta-feira (14), o primeiro tesoureiro da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Panelas, Rubem Lima (PSB), participou de uma reunião com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Neoenergia Pernambuco e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE) para definir padrões e medidas de aprimoramento do serviço.

O principal resultado do encontro foi a pactuação para a criação de um grupo de trabalho unificado. Esta equipe será responsável por elaborar uma nota técnica detalhada, contendo orientações e recomendações que serão enviadas a todas as prefeituras pernambucanas.

O objetivo é estabelecer diretrizes claras que auxiliem as gestões municipais na rotina de manutenção e operação da iluminação pública, protegendo os técnicos que trabalham nas redes e, consequentemente, garantindo a segurança do cidadão.

Rubem Lima destacou que a iniciativa garante o suporte técnico e jurídico para que os prefeitos possam aprimorar um serviço essencial para a vida nas cidades.

"A discussão iniciada hoje abre caminho para orientações conjuntas e soluções práticas," afirmou.

Além da nota técnica, a parceria prevê a realização de um encontro regional em Serra Talhada, promovido pela Neoenergia e Amupe, dedicado à troca de experiências e boas práticas sobre segurança entre os gestores municipais.

Ainda durante a reunião, a agenda de segurança da Amupe foi expandida a pedido do MPT.

Ficou solicitada uma nova agenda para debater a segurança dos profissionais de saúde e o tema da qualidade do ar em hospitais e demais equipamentos do setor.

A discussão envolve as condições de circulação e filtragem do ar nos ambientes de atendimento.

O tesoureiro da Amupe garantiu que o tema será tratado com a atenção necessária, em parceria com as instituições competentes. 

A Amupe está comprometida em dialogar com o MPT e fortalecer ações que ajudem os municípios a aprimorar ambientes e serviços. O tema da qualidade do ar nos equipamentos de saúde será tratado com a atenção necessária, em parceria com as instituições competentes”, destacou Rubem.

Leia também

Brasil tem alta de 134% em afastamentos no trabalho por saúde mental, diz MPT


Neoenergia registra 1.152 ocorrências de pipas na rede elétrica e alerta para riscos e multas


Ex-relator da ONU participa de seminário sobre o futuro do saneamento em Pernambuco