Plantão Jamildo.com | Publicado em 13/01/2026, às 14h23 - Atualizado às 14h25
Vereador do Recife Carlos Muniz (PSB) apresentou projeto de decreto legislativo para conceder o Título de Cidadão Recifense ao ator Wagner Moura. A proposta foi protocolada nesta terça-feira, após o artista conquistar o Globo de Ouro de melhor ator pelo filme O Agente Secreto, ambientado na capital pernambucana.
Segundo o texto da proposição, a atuação de Wagner Moura contribuiu para projetar o Recife no cenário internacional do cinema. Para o vereador, o trabalho do ator dialoga diretamente com a identidade cultural da cidade.
“Wagner mergulhou na cultura e na história recifense para interpretar o personagem Marcelo. O filme também expõe elementos culturais da cidade, como o carnaval de rua e lendas urbanas, levando o Recife ao circuito internacional do cinema”, afirmou Muniz.
Na premiação, Wagner Moura venceu na categoria de Melhor Ator em filmes de drama, ao interpretar o personagem Marcelo, que sai de São Paulo para Recife para fugir de agentes governamentais. Entretanto, ele logo percebe que seu destino estava longe de ser o refúgio que ele procurava.
“O Agente Secreto é um filme sobre memória ou a falta de memória e sobre trauma geracional, acho que, se o trauma pode ser transmitido entre gerações, os valores também podem”, disse o ator em seu discurso.
Além do prêmio individual, o longa também foi reconhecido como melhor filme em língua não inglesa. "Esse filme é resultado de um desejo grande de continuar filmando o Brasil e o Recife, desta vez no contexto histórico do mundo de 50 anos atrás, de um Brasil do passado. Eu também tinha vontade de fazer um filme de mistério e de suspense, em que o Recife fosse o cenário principal”, contou Kleber Mendonça Filho, diretor do filme.
O Agente Secreto vence prêmio de melhor filme internacional no Globo de Ouro
O Agente Secreto e Lady Tempestade: ecos da mesma ferida
O Agente Secreto: filme gravado no Recife é escolhido para representar o Brasil no Oscar