Pernambuco registra primeiro dia sem homicídios em 12 anos

Pernambuco registrou 24 horas sem homicídios pela primeira vez desde 2013; governo atribui o resultado à integração das forças de segurança

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 17/10/2025, às 08h44

Ao ar livre, Raquel Lyra olha para um homem que está de costas para câmera, é possível ver o colete escrito polícia militar, na frente há motocicletas
Raquel Lyra entregou viaturas e equipamentos para membros da segurança do Governo de Pernambuco - Yacy Ribeiro/Secom

Estado teve 24 horas sem registros de homicídios pela primeira vez em 12 anos.

SDS atribui resultado à integração das forças policiais e à ampliação do efetivo.

Governo prevê R$ 2,3 bilhões em investimentos em segurança até 2026.

Programa Juntos pela Segurança tem meta de reduzir crimes em 30% até 2026.

Pernambuco registrou, nesta quarta-feira (15), o primeiro dia sem ocorrências de homicídios em todo o estado desde 2013. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), nenhum caso foi registrado nas 24 horas do dia em nenhum dos 184 municípios pernambucanos.

De acordo com a SDS, 15 cidades permanecem sem Mortes Violentas Intencionais (MVI) desde o início de 2025: Afrânio, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Fernando de Noronha, Granito, Ingazeira, Itacuruba, Lagoa do Ouro, Manari, Quixaba, Salgadinho, Santa Filomena, Serrita, Terra Nova e Verdejante.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que o resultado é consequência de uma combinação de fatores, entre eles o comprometimento dos policiais civis, militares, científicos e bombeiros, além de ações integradas e estratégicas de segurança.

Apesar dos muitos desafios, os resultados positivos demonstram que estamos no caminho certo, seguindo firmes e fortes para avançarmos cada vez mais no enfrentamento à violência, sobretudo para preservar vidas”, disse o secretário.

O governo estadual destacou que o chamado “Dia Zero” reflete também o reforço no policiamento ostensivo e preventivo, impulsionado pela incorporação de 2.299 novos policiais e 280 bombeiros, além de investimentos em equipamentos, tecnologia e infraestrutura.

Até o fim de 2026, o Estado prevê R$ 2,3 bilhões em recursos para o fortalecimento da segurança pública, abrangendo áreas como infraestrutura, inteligência, tecnologia e pessoal.Em setembro, Pernambuco completou 17 meses consecutivos de redução nos homicídios, segundo a SDS.

Programa Juntos pela Segurança

Governadora Raquel Lyra em frente a uma viatura da Polícia Militar

A atual política estadual de segurança pública é guiada pelo programa Juntos pela Segurança, lançado no primeiro ano do governo Raquel Lyra (PSD). O programa se estrutura em seis eixos estratégicos:

  • Prevenção à violência;
  • Cidades seguras e articulação com os municípios;
  • Polícia e defesa social;
  • Articulação com o sistema de justiça;
  • Administração prisional;
  • Ressocialização.

A meta é reduzir em 30% o número de crimes até 2026, tomando como base os índices de 2022, ano anterior ao início da atual gestão.

Indicadores de criminalidade

Em 2022, Pernambuco ocupava a quinta posição entre os estados mais violentos do país. Em 2023, passou para a terceira colocação e, em 2024, caiu para a quarta. Até setembro de 2025, a taxa de mortes violentas é de 34 por 100 mil habitantes — a meta do programa é chegar a 26,5 até 2026.

A execução do Juntos pela Segurança envolve várias secretarias estaduais, entre elas as de Defesa Social; Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas; Saúde; Mulher; Educação; Planejamento; Justiça e Direitos Humanos; Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo; e Desenvolvimento Econômico.