Conclusão de obras deve acontecer em oito meses após a assinatura da ordem de serviço; Governo de Pernambuco constrói batalhão em mais três cidades
por Otávio Gaudêncio
Publicado em 30/01/2026, às 10h20 - Atualizado às 11h14
O Governo de Pernambuco publicou o edital para a construção do Batalhão Integrado Especializado da Polícia Militar em Barreiros.
Serão investidos R$ 15,2 milhões em uma área construída de 2,4 mil m².
A gestão diz que o novo equipamento vai reforçar o policiamento ostensivo e preventivo na região.
Barreiros será a quarta cidade do estado a receber um Biesp.
O Governo de Pernambuco publicou, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), a licitação para a construção do Batalhão Integrado Especializado da Polícia Militar (Biesp) no município de Barreiros, na Zona da Mata Sul.
Com investimento previsto de R$ 15,2 milhões, a gestão estadual diz que o novo equipamento vai reforçar o policiamento ostensivo e preventivo na região, ampliando as ações de combate à criminalidade.
Barreiros será a quarta cidade do estado a receber um Biesp; as unidades de Petrolina, Arcoverde e Caruaru estão em construção.
"Com esse batalhão especializado, ampliamos a presença policial e fortalecemos o com-bate à criminalidade também na Zona da Mata Sul, garantindo mais segurança para a população”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
O batalhão de Barreiros contará com uma área construída de 2,4 mil m², em um terreno de 10,2 mil m², localizado no centro da cidade.
A instalação atuará amplamente, incluindo policiamento com motos, radiopatrulhamento, policiamento de Choque, policiamento com cães e policiamento de trânsito. Também serão construídos canil, quadra poliesportiva e piscina.
A expectativa do governo é de que a obra seja concluída em 8 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.
A abertura das propostas ocorre no dia 19 de fevereiro às 10h.
O edital e os anexos estão disponíveis no site da Cehab. Para mais informações, contate o telefone (81) 3182.7500 ou o e-mail [email protected].
Em 4 de junho de 2025, data que marcou o bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), a governadora Raquel Lyra encaminhou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei para criar cinco novos batalhões da corporação.
A proposta também previa a reformulação de unidades já existentes, como da CIPOMA e da CIATur, que darão lugar aos novos Batalhões de Policiamento Ambiental (BPA), em Igarassu, e o Turístico (BPTur), no Recife Antigo.