Deolane Bezerra e outros presos na 'operação Intregration' poderão ser soltos. Entenda

Nota do MP explica razão para mandar soltar Deolane Bezerra e outros presos

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 20/09/2024, às 21h24

Deolane Bezerra é influenciadora e foi acusada de crimes financeiros - Facebook
Deolane Bezerra é influenciadora e foi acusada de crimes financeiros - Facebook

Ré na Operação Integration. E todos os presos deverão ser soltos. Quem explicou foi o próprio MPPE, em uma nota oficial. Nela, o MP explica que precisa de mais tempo para individualizar as acusações e, caso as prisões fossem mantidas, haveria abuso ou "constrangimento ilegal".

No processo em questão, assim, o Ministério Público de Pernambuco se manifestou pela substituição das prisões, aplicando-se a todos os investigados as medidas cautelares. Conforme advogados informaram ao site, a famosa influenciadora pode ser beneficiada com a soltura.

"O Ministério Público de Pernambuco, após minuciosa análise dos autos da investigação denominada “Operação Integration”, concluiu que, no momento, para embasar a acusação formal seriam necessárias algumas diligências complementares às que já foram levadas a efeito pelo Polícia Judiciária do Estado de Pernambuco".

"O requerimento de novas investigações, detalhadas no corpo da manifestação já lançada nos autos do PJE respectivo, não descuida da manutenção de algumas medidas cautelares já deferidas e impostas, sem prejuízo de que outras possam ser aplicadas ao caso concreto".

"Assim, a juízo do MPPE, devem permanecer hígidos os atos processuais consistentes em buscas e apreensões de bens e valores, bem como as suas indisponibilidades".

"Por evidente, as prisões preventivas já deferidas e executadas devem ser substituídas por outras cautelares de que trata o Código de Processo Penal, posto que o lapso temporal necessário ao cumprimento das novas diligências implicaria, inevitavelmente, em constrangimento ilegal".

"No intuito de esclarecer, de forma convincente, os fatos sob investigação e individualizar, de forma clara, a conduta de cada um dos investigados, possibilitando o oferecimento da competente denúncia, necessária se faz a preservação do sigilo das diligências a serem empreendidas, razão pela qual não haverá, por parte do MPPE, qualquer outra manifestação sobre o assunto, neste momento", informa a nota oficial.

Entenda a operação

A Operação Integration foi uma ação da Polícia Civil de Pernambuco, deflagrada no início de setembro de 2024, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro proveniente de jogos de azar, como o “jogo do bicho” e cassinos virtuais12. A operação resultou na prisão de várias pessoas, incluindo a influenciadora digital Deolane Bezerra e sua mãe, Solange Bezerra.

As investigações começaram em abril de 2023 e revelaram que a organização movimentou mais de R$ 3 bilhões entre janeiro de 2019 e maio de 2023. O esquema envolvia a utilização de empresas de eventos, publicidade, casas de câmbio e seguros para lavar o dinheiro através de depósitos fracionados, transações bancárias, e a compra de bens de luxo, como veículos, aeronaves, joias e imóveis.

A operação cumpriu 19 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão em várias cidades, incluindo Recife, Barueri (SP), Campina Grande (PB), Cascavel (PR), Curitiba (PR) e Goiânia (GO). Foram apreendidos diversos bens de alto valor, como aeronaves, helicópteros, automóveis de luxo, joias e grandes quantias em dinheiro.

@blogdojamildo