Diário Oficial do Estado criticou indiretamente o próprio pai da governadora?

Pai de Raquel foi secretário estadual de Saúde em 2008, no primeiro governo Eduardo e, depois, governador do Estado, entre abril e dezembro de 2014

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 05/07/2024, às 16h13

Eduardo e João Lyra, no aniversário de João da Costa - PCR/Divulgação
Eduardo e João Lyra, no aniversário de João da Costa - PCR/Divulgação

O Blog de Jamildo já tinha reportado, várias vezes, a prática da gestão Raquel Lyra (PSDB) de fazer comparações com as gestões anteriores do PSB, via Diário Oficial.

Desta vez, o tema foi o Hospital dos Servidores do Estado, alvo de muitas reclamações recentes sobre o atendimento.

"Há quase 15 anos que a unidade de saúde não recebia novos equipamentos e, para otimizar a infraestrutura do HSE, foram investidos R$ 4 milhões", informa a gestão de Raquel Lyra, no Diário Oficial.

No entanto, como observou um político local com ironia, desta vez a gestão estadual criticou indiretamente o próprio pai da governadora, João Lyra.

Nos 16 anos anteriores, a gestão cabia ao PSB, com Eduardo Campos, João Lyra e Paulo Câmara.

Pai de Raquel, João Lyra foi secretário estadual de Saúde em 2008, no primeiro governo Eduardo Campos e, posteriormente, governador do Estado, entre abril e dezembro de 2014. Ou seja, dentro do período de 15 anos da crítica feita agora pelo Diário Oficial do Estado.

A comparação ocorre na mesma semana em que João Campos disse, na sabatina do UOL e Folha de São Paulo, que não se governa em cima de um palanque.

Novos investimentos

Segundo o Governo, o Hospital dos Servidores do Estado (HSE) irá duplicar o número de cirurgias realizadas.

Entre as novidades, estão nove mesas cirúrgicas; seis bombas de infusão; nove bisturis elétricos; dois equipamentos de ultrassom com doppler colorido; duas torres completas para videocirurgia; seis bombas de anestesia venosa e uma lâmpada de fenda para exames oftalmológicos foram adquiridos.

“Com a chegada desses equipamentos melhoramos o atendimento dos nossos beneficiários e fortalecemos a nossa rede própria”, destacou a secretária de Administração, Ana Maraíza.

Em março de 2023, o Blog de Jamildo revelou que a governadora Raquel Lyra (PSDB) definiu nomes de um grupo de trabalho para tentar "salvar" o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (SASSEPE), que administra o HSE.

@blogdojamildo