Com elevado prestígio que conta, Vicente Jorge recebeu homenagem dos vereadores e agradecimento: "veio para Recife contribuir, não para fazer negócios"
por Jamildo Melo
Publicado em 11/12/2024, às 08h42
O empresário e jornalista Vicente Jorge Espíndola Rodrigues, fundador do Grupo Rede Nordeste de Comunicação, recebeu o Título de Cidadão do Recife na noite desta terça-feira (10), em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal.
O evento foi conduzido pelo presidente do Legislativo, vereador Romerinho Jatobá (PSB), e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito João Campos (PSB).
Além dos parlamentares, do prefeito João Campos e do homenageado, a mesa de honra foi composta pelo secretário de Comunicação de Pernambuco e representante da governadora Raquel Lyra (PSDB), Rodolfo Costa Pinto; pelo ex-governador João Lyra Neto; e pelo ex-governador e atual presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
A iniciativa foi proposta pelo vereador Samuel Salazar (MDB) e reconheceu a contribuição do soteropolitano para o fortalecimento da comunicação e da cultura pernambucanas.
“Sua trajetória é marcada por muito trabalho, coragem e um profundo respeito pelas pessoas. Vicente não veio apenas para investir ou fazer negócios em Pernambuco; veio para construir, para contribuir e para fazer a diferença na vida das pessoas”, disse o vereador, líder do governo na Câmara do Recife.
De acordo com ele, a ideia de conceder o título ao comunicador partiu do próprio prefeito da capital.
João Campos disse que ficou contente com a entrega da homenagem.
“A gente sabe que Vicente é alguém com muito serviço prestado ao Recife, a Pernambuco, ao Nordeste, como um grande comunicador, como alguém que liderou projetos exitosos de rádio e de televisão e que tem esse espírito da terra imbuído também na vida dele”, disse.
Neste ano de 2024, Vicente Jorge convidou pessoalmente e levou o jornalista de política e economia Jamildo Melo para a equipe da CBN Recife, em agosto passado. O quadro diário “Fala, Jamildo” vai ao ar às 14h35, dentro do programa CBN Total (segunda a sexta-feira), com Aldo Vilela.
Fundador do Grupo Rede Nordeste de Comunicação, composto pela TV Asa Branca e pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru, Vicente Jorge Espíndola deu início à sua carreira em 1971, como locutor.
De lá para cá, acumulou cargos de gerência e superintendência em veículos como a Rádio Recife FM Stéreo Ltda., a Rádio Palmares e o Sistema Jornal do Commercio de Rádio.
Como figura proeminente do setor, participou da cúpula de diversas entidades representativas, como a vice-presidência financeira da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), as presidências da Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco (ASSERPE) e do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (SERTEPE), além da vice-presidência da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT).
Foi, ainda, fundador, acionista e presidente da sociedade mantenedora e proprietária da Universidade do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP).
Desde 1991, atua como dirigente do Grupo Rede Nordeste de Comunicação.
Dono de uma história com o Recife que remonta a 1981, Vicente Jorge Espíndola classificou a cidade que escolheu para viver como “uma cidade forte, de muitas belezas e de muita gente boa”, povo de quem agora se sente “orgulhoso de ser conterrâneo”.
Ele recordou, ainda, algumas das contribuições da sua trajetória à história da comunicação pernambucana.
“Cheguei aqui para colocar a rádio Recife FM no ar. Ela entrou no Carnaval, tocando frevo e muita música”, relembrou.
“Além da rádio, a gente colocou no ar a JC. A própria Rádio Jornal foi montada por nós, pelo pessoal que fazia parte naquela época da consultoria ao Jornal do Commercio. Também fundei o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Recife e Olinda, e de tudo isso eu me orgulho”.
Leia também
@blogdojamildo