Sílvio Costa Filho amplia projeto para Senado com filiação de Fernando Monteiro ao Republicanos

Fernando Monteiro se filia ao Republicanos em evento prestigiado em Brasília

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 20/03/2025, às 10h23 - Atualizado às 10h49

Festa na chegada de Fernando Monteiro no Republicanos - Divulgação
Festa na chegada de Fernando Monteiro no Republicanos - Divulgação

O deputado federal pernambucano Fernando Monteiro oficializou sua filiação ao Republicanos em uma cerimônia realizada em Brasília.

Em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, Fernando Monteiro deixa o PP de Eduardo da Fonte para integrar os quadros do Republicanos, de Sílvio Costa Filho, fortalecendo a representatividade do partido. Além disto, a chegada ao novo partido faz parte das pretensões do ministro Sílvio Costa Filho, hoje deputado federal, disputar o Senado, em 2026, na chapa majoritária do prefeito João Campos (PSB).

Evento reúne lideranças nacionais

A cerimônia contou com a presença de importantes lideranças políticas, como o presidente da Câmara, Hugo Motta, o próprio ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o presidente nacional do Republicanos, Marco Pereira, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, tio do parlamentar.

Deputados de diversas regiões do Brasil também marcaram presença no evento.

Compromisso com o partido e o municipalismo

Emocionado, o deputado federal Fernando Monteiro destacou a trajetória que o levou ao Republicanos e reafirmou seu compromisso com o partido.

“Quero me colocar como soldado do partido. Quando os bons se juntam, só coisa boa acontece”, declarou o deputado. Silvio Costa Filho elogiou Monteiro, ressaltando sua atuação voltada ao municipalismo e ao desenvolvimento de Pernambuco.

Reconhecimento e elogios

Hugo Motta, presidente da Câmara, destacou a importância da filiação de Monteiro para o crescimento qualitativo do Republicanos.

“Fernando é aguerrido, trabalhador e vem de uma tradição política das melhores, representada pelo ministro José Múcio”, afirmou. Marco Pereira, presidente nacional do partido, celebrou a chegada de Monteiro, destacando sua trajetória política e contribuição para o fortalecimento do Republicanos.

A mudança de partido também ocorre depois das especulações dando conta que o PP deve aliar-se em Pernambuco com o grupo bolsonarista de Gilson Machado, que anda insatisfeito com o presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, conforme já revelou o site Jamildo.com.

Bolsonaro quer Machado no Senado, mas também se especula que ele pode ter garantido uma eleição para federal, enquanto dá apoio para Eduardo da Fonte buscar o Senado.

Nessa troca de camisas partidárias, Fernando Monteiro poderia estar ameaçado em uma reeleição. No Republicanos, pode ser beneficiado com bases do próprio Sílvio Costa Filho, que iria buscar o Senado e liberar cidades para os aliados.