Perfis de Lula, Dani Portela e outras políticos desaparecem do buscador do Instagram

Logo após polêmica com o deputado Glauber Braga, perfis não estavam aparecendo no buscador do Instagram. Contas retornaram às 11h20

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 10/12/2025, às 11h00 - Atualizado às 12h00

Imagem Perfis de Lula, Dani Portela e outras políticos desaparecem do buscador do Instagram

*Matéria em atualização

Até às 11h20, os perfis de políticos de esquerda como o presidente Lula (PT), a deputada estadual Dani Portela (PSOL), o deputado Glauber Braga (PSOL) e a deputada Sâmia Bonfim (PSOL) estavam sem aparecer no buscador do Instagram. 

Apesar de ter afetado o presidente Lula e mantido o ex-presidente Jair Bolsonaro, a situação teria ocorrido com outros perfis fora do espectro da esquerda, como o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Rep),  os deputados federais Nikolas Ferreira (PL) e Eduardo Bolsonaro (PL). 

Antes do horário, o Jamildo.com procurou nomes de usuários como o do presidente Lula e mesmo com o nome exato, as contas não apareciam. 

Políticos da categoria afirmaram que a Meta, empresa responsável pelo Instagram, estaria praticando shadowban, uma prática de moderação em plataformas digitais que restringe a visibilidade de postagens, comentários ou perfis de usuários de forma discreta, sem notificação prévia ao afetado.

O usuário continua acessando a conta normalmente e vê suas publicações, mas elas deixam de aparecer em feeds, buscas por hashtags, páginas de exploração ou para não-seguidores, reduzindo  o alcance e engajamento.

Essa penalidade é aplicada por algoritmos para combater spam, uso de bots, compra de seguidores, hashtags irrelevantes ou violações de diretrizes da comunidade, comum em redes como Instagram, Reddit e Twitter.

3 capturas de tela cada uma escrito "glauber braga" "samia bonfim" "lula" e não aparece os perfis oficiais, apenas outras contas

O fenômeno é temporário na maioria dos casos e pode ser revertido ao corrigir práticas inadequadas, embora plataformas neguem oficialmente o termo "shadowban", preferindo chamar de "redução de alcance". 

Segundo informou a assessoria da deputada Dani Portela, o suposto shadowban ocorreu logo após a polêmica com Glauber Braga na Câmara dos Deputados, ainda na terça-feira (09). O grupo responsável pelas redes sociais da psolista indicou que não recebeu notificação de regra infringida ou algo dessa categoria. 

Buscador do Instagram com o usuario dani portela, aparece outras contas mas não o perfil da deputada
Dani Portela também não apareceu no buscador do Instagram

O Jamildo.com pediu informações para os responsáveis pela assessoria da Meta no Brasil. Quando houver uma informação oficial, essa matéria será atualizada. 

Em suas redes sociais, a deputada Dani Portela criticou a situação ao sugerir que houve má fé na situação do meta. 

"Shadowban em inúmeros perfis da esquerda nas redes sociais da Meta. Em meio ao corte de sinal na TV Câmara e expulsão dos jornalistas do Plenário, as pessoas começaram a recorrer às redes sociais e… o perfil de Glauber não estava na busca, assim como o de Célia Xakriabá, o meu e até o do presidente Lula! Daqui a pouco a Meta deve alegar problemas técnicos… Engraçado que a falha aconteça num momento político tão específico!", citou a deputada.