João Campos diz que Ciro Gomes não terá força para impedir eventual federação com PSB, PDT e Avante

PDT vive briga interna com Ciro Gomes querendo levar o partido para o bolsonarismo, no Ceará, mas perdeu prefeitura com José Sarto, que ficou em quarto

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 29/10/2024, às 07h57

João no Roda  Viva - Nadja Kouchi/ TV CULTURA
João no Roda Viva - Nadja Kouchi/ TV CULTURA

No programa Roda Viva, da TV Cultura, em São Paulo, nesta segunda, o prefeito do Recife, João Campos, foi questionado sobre as negociações para a criação de uma federação com outros partidos, como PDT e Avante.

Os entrevistadores questionam se o cearense Ciro Gomes, do PDT, ex-candidato a presidente derrotado por Lula, seria um problema na criação da federação entre os partidos.

Nas eleições deste ano, Ciro chegou a brigar com o irmão Cid Gomes, que se aliou ao PT e conseguiu ajudar a eleger o petista Evandro Leitão em Fortaleza. Fortaleza era uma das poucas cidades do Nordeste onde o PT alimentava esperança de vitória nestas eleições municipais.

"O PDT tem uma vocação democrática e não é uma pessoa que vai atrapalhar a federação", afirmou João Campos, no Roda Viva.

@blogdojamildo

Segundo João Campos, no Roda Viva, o saldo das Eleições 2024 para o governo não foi tão positivo. Entenda. 📲 Leia na Íntegra em Jamildo.com (link na bio) Jornalismo sério, informação precisa. Vídeo: Tv Cultura #jamildomelo #notícia #blogdojamildo

♬ som original - Jamildo.com

"Desde o ano passado, aprovamos aprofundar as discussões sobre a criação da federação e vamos ter este debate em 2025", comentou, citando ver sinergia entre os partidos por serem do mesmo tamanho e mesmo campo ideológico.

João Campos adiantou que não vai esperar pelo PDT ou Avante, se forem problemas.

"O partido vai se preparar buscando o melhor resultado, nas eleições, com a federação ou não", observou.

Fortaleza, a quarta cidade mais populosa do Brasil, refletiu a polarização nacional, com um candidato apoiado pelo presidente da República e outro por Jair Bolsonaro (PL).

Impacto de Fortaleza na disputa de 2026

No segundo turno das eleições municipais em Fortaleza, no Ceará, o PDT declarou neutralidade. O partido se dividiu por conta da briga entre os irmãos Gomes.

Alguns membros apoiaram Evandro Leitão (PT), enquanto outros estavam com André Fernandes (PL), que acabou derrotado.

Ciro Gomes, que flertou com o bolsonarismo nas últimas eleições, não aceitava apoiar o PT, enquanto seu irmão, Cid Gomes, ex-governador do Estado e hoje senador, trabalhou pelo PT por lá.

Além dele, o maior cabo eleitoral do petista Evandro Leitão foi o ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador do Estado.

Ruptura PT e PDT no Ceará

O PT e o PDT romperam no Ceará em 2022, mas continuam aliados nacionalmente, com Carlos Lupi (Previdência) na Esplanada de Lula.

No primeiro turno, o prefeito José Sarto (PDT) ficou em terceiro lugar e optou pela neutralidade no segundo turno.

Dos 8 vereadores do PDT eleitos em Fortaleza 6 apoiam Fernandes, um apoia Leitão e um ainda não se posicionou. O ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) apoia Fernandes, enquanto Ciro Gomes (PDT) descartou apoio ao petista.

Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco

Na bancada de entrevistadores, entre outros, Augusto Maia Leite, diretor de redação do Diário de Pernambuco; Betânia Santana, repórter e colunista política da Folha de Pernambuco.

@blogdojamildo