João Campos cria cargo para vice-prefeito eleito ajudar na transição. Entenda mudança

Vice-prefeito eleito Victor Marques será secretário especial até 31 de dezembro

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 06/11/2024, às 13h46

Victor Marques e João Campos, na convenção do PSB - Jamildo Melo/Jamildo.com
Victor Marques e João Campos, na convenção do PSB - Jamildo Melo/Jamildo.com

Eleito vice-prefeito do Recife em outubro, Victor Marques Alvesganhou um novo cargo, criado especialmente para ele, na Prefeitura do Recife.

Antes de disputar o cargo de vice-prefeito, Victor Marques era o chefe de gabinete do prefeito. Passada a eleição, Victor não voltou ao antigo cargo, que continua com Leonardo Albuquerque.

No entanto, Victor terá uma função importante na gestão municipal até tomar posse como vice-prefeito, em janeiro de 2025.

João Campos, por decreto, criou um novo cargo de "Secretário Especial de Reformulação Administrativa" na Prefeitura.

Em seguida, João nomeou Victor para ocupar o novo cargo em comissão, de livre nomeação.

O vice-prefeito eleito, além de ocupar o novo cargo de secretário especial, também será o coordenador de um "Grupo de Trabalho para realização de estudos para reordenamento da gestão e estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, para o quadriênio 2025-2028".

Ou seja, um grupo de trabalho para definir como será a gestão do Recife no segundo mandato de João Campos.

O site Jamildo.com já revelou que o prefeito deve fazer uma reforma em janeiro, para contemplar aliados.

Especulado como possível futuro prefeito caso João Campos renuncie, em abril de 2026, para disputar o Governo do Estado, Victor Marques é pessoa da mais alta confiança do prefeito.

Para ser eleito vice, se filiou ao PCdoB, no fim do prazo da legislação eleitoral. A manobra amarrou o PT, que formou uma federação partidária com o PCdoB em 2022.

Assim, com Victor candidato a vice pelo PCdoB, o PT não poderia lançar candidato a prefeito, segundo a legislação eleitoral.

Victor Marques é formado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco (UPE) e tem uma longa trajetória de colaboração com o prefeito João Campos. Antes de ser eleito vice-prefeito, Victor atuou como chefe de gabinete de João Campos tanto na prefeitura do Recife quanto durante o mandato de Campos como deputado federal.

Campos já disse que Victor Marques foi escolhido por seu bom desempenho nos bastidores e por conhecer profundamente o funcionamento do Executivo municipal.

@blogdojamildo