Presidente da OAB Fernando Ribeiro Lins já aparecia como possível puxador de votos para aliada Ingrid Zanella em pesquisa de agosto deste ano
por Jamildo Melo
Publicado em 13/11/2024, às 10h19 - Atualizado às 11h08
As eleições são decididas nas urnas e no dia da votação, mas a pesquisa Ipespe sobre as eleições para a presidência da OAB/PE apontam um handcap a favor da candidata de situação Ingrid Zanella.
O levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgado nesta quarta-feira (13), mostra que o atual presidente, Fernando Ribeiro, pode funcionar como um bom cabo eleitoral.
A aprovação da gestão de Fernando Ribeiro soma 57%, enquanto a desaprovação soma 33%. Um percentual de 10% não sabe ou nao respondeu.
A maior vantagem proporcional de Fernando Ribeiro Lins se dá no público feminino. No público com até três anos de ordem, a aprovação chega a 68%. Na RMR esta mesma avaliação é de 58%, contra 55% no interior.
Não se trata exatamente de uma novidade. Uma pesquisa do Instituto Teorema, de agosto, já mostrava a mesma avaliação positiva de Fernando Ribeiro. Na pesquisa divulgada pelo site Jamildo.com, Fernando Ribeiro Lins já aparecia como eventual puxador de votos.
Segundo os dados da pesquisa, a atual vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, lidera com 43% das intenções de voto, seguida pelo advogado previdenciário Almir Reis, com 37%, e pelo presidente da Subseccional da OAB de Caruaru, Fernando Santos Júnior, com 7%.
As eleições para a OAB-PE ocorrerão na próxima segunda-feira (18) em todo o Estado.
Uma curiosidade desta eleição é que este ano, pela primeira vez, os advogados poderão votar de forma presencial ou online.
No Recife e na Região Metropolitana, Ingrid Zanella lidera com 45% das intenções de voto, seguida por Almir Reis com 39% e Fernando Santos Júnior com 3%. No interior do Estado, Ingrid tem 39%, Almir 33% e Fernando 15%. Os que optaram por nenhum, branco ou nulo representam 6%, e 7% não souberam ou não responderam.
Entre os advogados do sexo masculino, 38% votam em Ingrid Zanella, 39% em Almir Reis e 6% em Fernando Júnior.
Entre as advogadas, 49% escolhem Ingrid, 34% optam por Almir e 7% votam em Fernando.
A maioria dos eleitores de Ingrid tem até 29 anos (52%) e até 3 anos de inscrição na OAB (51%).
Já os eleitores de Almir têm entre 30 e 44 anos (40%) e de 3 a 10 anos de inscrição na OAB (40%).
Entre os eleitores de Fernando, a maioria tem até 29 anos (7%) e até 3 anos de inscrição na OAB (7%).
A pesquisa investigou a expectativa dos entrevistados sobre quem será o próximo presidente da OAB-PE, independentemente de em quem vão votar.
44% acreditam que Ingrid Zanella vencerá, 35% apostam em Almir Reis e 4% em Fernando Júnior. Entre os aptos a votar na Região Metropolitana do Recife, 46% acreditam na vitória de Ingrid, 35% em Almir e 2% em Fernando Júnior.
No interior, 42% acreditam que Ingrid será a próxima presidente, 35% apostam em Almir e 8% em Fernando. Do total, 15% não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento do Ipespe foi realizado nos dias 7 e 8 de novembro com 600 advogados inscritos na entidade e aptos a votar, com uma margem de erro de 4,1 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95,45%.
Leia também
@blogdojamildo