Eleições 2024: Lula diz que João Campos é seu candidato no Recife

Confira detalhes da fala do presidente Lula que afirmou apoiar João Campos no pleito de 2024

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 21/06/2024, às 13h20

Foto do presidente Lula ao lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB) - Foto: Ricardo Stuckert
Foto do presidente Lula ao lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB) - Foto: Ricardo Stuckert

Em entrevista à Rádio Meio, no Piauí, nesta sexta-feira (21), o presidente Lula da Silva (PT) afirmou que o Partido dos Trabalhadores irá apoiar candidatos a prefeito de partidos aliados em locais onde sua legenda não tiver um nome próprio.

Entre os candidatos que contarão com o apoio do PT, Lula mencionou Maria do Rosário em Porto Alegre, Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo, Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro e João Campos (PSB) no Recife.

Vale ressaltar que Lula não comentou sobre a questão da vice de João Campos que vem causando ruído nos bastidores da política local. Confira o vídeo:

Eleições 2024: Presidente Lula da Silva (PT) irá apoiar João Campos (PSB) no Recife

O apoio de Lula ao socialista já era previsto, uma vez que o PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin,segura as pontas no Congresso, onde o governo Lula desce em popularidade.

Como noticiado anteriormente pelo Blog de Jamildo, o pleito deste ano está ligado diretamente com 2026, e todos os passos dados pela pré-campanha de João Campos estão sendo acordadas com o presidente Lula. O PT inclusive chegou a indicar dois nomes no início do ano, porém João Campos deixou claro que só iria resolver essa questão próximos das convenções que acontecem a partir do dia 20 de julho, segundo o calendário do TSE.

No início desse mês, João Campos afastou dois assessores, cumprindo a legislação eleitoral, com a desincompatibilização. Mas, nenhum dos dois nomes eram petistas. Marília Dantas, do MDB e o chefe de gabinete, Victor Marques, do PCdoB.

A ação ocorreu após pressão do PT para um espaço na vice do socialista. A fala de Lula durante a entrevista reforçou o compromisso do PT em atuar estrategicamente nas próximas eleições, buscando fortalecer suas alianças e base nos municípios.

Até o momento, a reação das lideranças petitas pernambucanas ainda é incerta, considerando que no estado se observou nomes como o do deputado João Paulo (PT) cada vez mais próximos ao governo Raquel Lyra.

Acompanhe o site Jamildo.com para mais atualizações das Eleições 2024.

Jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, especializado em política e economia, que foi titular do blogdejamildo.com.br no Jornal do Commercio.