Eleições 2024: Quem é a pastora que Bolsonaro tenta emplacar como vereadora do Recife?

Pastora Flavia Santos diz querer representar a força da mulher na disputa municipal deste ano

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 24/06/2024, às 10h38

Ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado da pré-candidata a vereadora do Recife, Flávia Santos (PL) - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado da pré-candidata a vereadora do Recife, Flávia Santos (PL) - Foto: Reprodução / Redes Sociais

Em agenda em Brasília, a pastora Flavia Santos, presidente do Partido Liberal (PL) Mulher Recife, foi recebida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro. Com o aval dos Bolsonaro, a religiosa é pré-candidata a vereadora do Recife, nas eleições 2024.

Entre os atributos para concorrer, na disputa eleitoral deste ano, a pastora Flávia Santos destaca ser mulher, mãe, além de protagonista de causas sociais como o autismo.  Não por acaso, o tema também é uma das bandeiras da ex-primeira dama Michele.

"Temos que ampliar o espaço da mulher na política. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que no pleito de 2020, apenas 663 dos mais de 5,5 mil municípios (11,9% do total) elegeram prefeitas e 17% das cidades (935) não elegeram nenhuma vereadora. Essa realidade precisa mudar", diz a pastora Flávia Santos.

"A mulher tem um olhar diferenciado em vários aspectos e pode contribuir de uma forma gigantesca na política", acrescentou.

De acordo com o TSE, nas eleições 2020, as candidaturas femininas cresceram em comparação a 2016, saltando de 31,9% naquele ano para 33,3% no último pleito municipal. Entretanto, a proporção ainda é baixa em comparação com o eleitorado feminino, que corresponde atualmente a 53% do total.

Disputa mais acirrada

A disputa não será fácil este ano. Ao contrário da eleição de 2020, quando estavam disponíveis 39 vagas para vereadores em Recife, na eleição deste ano só estarão em jogo 37 cadeiras devido à redução populacional na capital que foi constatada pelo Censo 2022.

Tal mudança reflete diretamente no aumento do quociente eleitoral, quantidade mínima de votos necessários para que um partido ou federação possa conquistar uma cadeira na Câmara Municipal do Recife.

Na eleição de 2020 no Recife este número ficou em 20.800 votos. Para a eleição deste ano a expectativa é de que supere os 23 mil votos.