Eleições 2024: cenário em Salvador mostra possível vitória em primeiro turno; veja dados

Disputa em Salvador pode acabar ainda no primeiro turno. Pesquisa mostra pré-candidato com mais de 60% dos votos

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 17/07/2024, às 10h45

Prefeito Bruno Reis deve se reeleger - Ascom/PMS
Prefeito Bruno Reis deve se reeleger - Ascom/PMS

Além do levantamento sobre a disputa em Fortaleza, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou na terça-feira (16) os dados das eleições municipais em Salvador, capital da Bahia. 

A pesquisa manteve o atual prefeito da cidade, Bruno Reis (União Brasil), como favorito dos eleitores. A ampla margem do pré-candidato à reeleição chega a sugerir a possibilidade de que a disputa termine ainda no primeiro turno. 

Bruno Reis pode ganhar em 1º turno

Segundo o Instituto, 67,6% dos eleitores de Salvador pretendem votar em Bruno Reis nas eleições de 2024. Nesse cenário, Bruno poderá se reeleger ainda em primeiro turno. 

A regra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê a necessidade de segundo turno em cidades com mais de 200 mil eleitores no qual nenhum dos candidatos tenha conquistado 50% dos votos válidos mais um

O indicativo de mais de 60% dos votos, ainda contabilizando os nulos e brancos, poderá representar a possibilidade de que a capital baiana não tenha segundo turno. 

Sobre os demais, o segundo lugar vai para o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB). Com 55,1 pontos abaixo, o pré-candidato fica com apenas 12,5% das intenções de voto da pesquisa estimulada. 

Geraldo Júnior é o candidato apoiado pelo PT do presidente Lula (PT). 

A terceira posição está tecnicamente empatada, com uma distância de 9,5 pontos de Geraldo Júnior, está o investigador da Polícia Civil da Bahia Kleber Rosa (PSOL), com 3%. Apenas 0,2% abaixo fica Victor Marinho, do PSTU, que faz 2,8% das intenções de votos. 

8,4% dos eleitores entrevistados declararam que desejam votar em nenhum/branco/nulo. O número dos que não souberam ou não quiseram responder chegou em 5,8%

Sobre a Pesquisa

A pesquisa do Instituto Paraná Pesquisa entrevistou 800 eleitores entre os dias 12 e 15 de julho. A margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95% e a análise foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através do número BA-02875/2024. 

Jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, especializado em política e economia, que foi titular do blogdejamildo.com.br no Jornal do Commercio.

@blogdojamildo