Com Victor Marques, João Campos segue estratégia do pai Eduardo

Prefeito segue passos do pai Eduardo Campos que lançou na política ex-governador Paulo Câmara e ex-prefeito Geraldo Júlio

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 24/07/2024, às 08h03

João Campos dá uma grande demonstração de força ao indicar vice Victor Marques - Divulgação
João Campos dá uma grande demonstração de força ao indicar vice Victor Marques - Divulgação

Foram confirmadas as expectativas de que o ex-chefe de gabinete da Prefeitura, engenheiro Victor Marques, será o candidato a vice-prefeito na chapa de João Campos em 2024.

Engenheiro pela UPE, Victor Marques foi chefe de gabinete da gestão Campos no Recife e chefiou o gabinete de João Campos, quando este foi deputado federal. Assim, Marques é uma pessoa da mais alta confiança do jovem prefeito, que segue construindo um grupo político para chamar de seu.

Victor Marques se filiou ao PCdoB para viabilizar sua candidatura. No evento de lançamento do nome dele, aliás, não se sabe se por ironia, ouviu-se um militante graduado perguntando quem era ele, sugerindo uma queda de paraquedas no partido PC do B.

Sempre com perfil discreto, Victor Marques é mais um técnico alçado ao PSB para disputas majoritárias.

João Campos, colocando um técnico em posição eleitoral estratégica, segiu os passos do pai, Eduardo Campos.

Em 2012, Eduardo indicou Geraldo Júlio para disputar a Prefeitura do Recife, sendo vitorioso. Foi a primeira eleição disputada por Geraldo, que era auditor concursado do TCE, tendo ocupado vários cargos técnicos nas gestões do PSB. Depois da passagem pela PCR, o técnico se recolheu um pouco.

Em 2014, foi a vez de Paulo Câmara, também auditor do TCE, ser alçado por Eduardo. Paulo, também de perfil eminentemente técnico, também disputou sua primeira eleição, se elegendo governador. Hoje, com o aval de Lula, Paulo Câmara está no comando do BNB.

Como sabem 11 entre 10 políticos pernambucanos, a escolha de Victor Marques vai além de uma vaga de vice-prefeito, o que já seria um cargo importante, vide a disputa infrutífera patrocinada pelo PT pela vaga.

Victor está sendo escolhido, pois poderá ser prefeito em 2026, caso João Campos decida disputar o cargo de governador daqui dois anos.

O PSB então, agora com João Campos, segue a tradição de Eduardo Campos ao indicar técnicos para cargos majoritários.

@blogdojamildo