Mesmo que só tenha ganhado em uma capital do país, o PT cresce nos municípios brasileiros nesta eleição de 2024
por Cynara Maíra
Publicado em 29/10/2024, às 07h50
Com presença em apenas 8 municípios dos 51 disputando o segundo turno e inserido diretamente no segundo turno de três capitais, o PT só conseguiu sair vitorioso em Fortaleza, na acirrada disputa entre Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL).
Em 2024, o PT elegeu seis prefeitos em Pernambuco. Na Câmara Municipal do Recife, por exemplo, a legenda saiu de três vereadores para dois.
Apesar desse cenário, a legenda que se viu reduzida após as eleições de 2018 e 2020, conseguiu voltar a crescer nos municípios brasileiros.
Além das 248 disputas vencidas ainda no primeiro turno, o Partido dos Trabalhadores elegeu prefeitos em Fortaleza, Mauá (SP), Pelotas (RS) e Camaçari (BA), chegando a liderar 252 municípios.
Mesmo que não chegue nos mais de 500 prefeitos eleitos pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o partido conseguiu reverter os números de 2020, quando a sigla do presidente Lula (PT) ficou com 182 cidades.
Em 2012, auge da força política do Partido dos Trabalhadores no Brasil, o grupo elegeu 637 prefeitos. Com vitória em apenas uma das capitas, a legenda teve desempenhos negativos em cidades com mais de 200 mil habitantes.
Ainda com uma imagem negativa e marcada pela oposição ferrenha aos nomes do grupo político, desde o desenrolar da operação Lava-Jato que o partido sofre com a rejeição de eleitores.
Antes dos resultados do segundo turno, Bolsonaro falou para imprensa sobre a situação das eleições 2024 e afirmou que a esquerda sofreu uma "sapecada monumental" no pleito.
O PL disputou o segundo turno em 13 cidades. Com as 510 já vitoriosas no segundo turno, a sigla concluiu o pleito do domingo com seis novas prefeituras, totalizando 516 vitórias em todo país.
No segundo turno, o PT e o PL competiram em 4 cidades. O resultado trouxe empate para as legendas, com duas vitórias, cada.
Leia também
@blogdojamildo