Alberto Feitosa reclama de Lula e Paulo Pimenta ao TSE

TSE encaminha ao Ministério Público pedido de investigação solicitado por deputado Alberto Feitosa (PL) contra Lula e Paulo Pimenta

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 10/06/2024, às 16h37

O presidente Lula durante visita ao bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, no RS - Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula durante visita ao bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, no RS - Ricardo Stuckert/PR

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu esta semana a um pedido do deputado estadual Alberto Feitosa contra Lula e o ministro gaúcho Paulo Pimenta, através do oficio no. 2230/2024, informando que já foi encaminhado à Procuradoria Geral Eleitoral para apuração e resposta.

Alberto Feitosa reclamou que, durante a nomeação de Paulo Pimenta como ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, em 15.05, "o que se viu foram ações de um ato de campanha eleitoral antecipada, com palmas e gritos estimulados pelo presidente Lula ao ministro Paulo Pimenta, já anunciado como candidato do PT para 2026 no Rio Grande do Sul".

"Uma atitude que usou como palco a tragédia do povo gaúcho, constrangendo publicamente o governador Eduardo Leite e sua equipe presente. Ficou claro que aquilo se tratou de um ato político e não solidário. No dia seguinte, enviei um ofício ao Tribunal Superior Eleitoral pedindo a apuração de utilização indevida de cerimônia pública com fim político eleitoral", disse o parlamentar.

O deputado bolsonarista reclamou que, vinte e cinco dias depois de ser nomeado, Paulo Pimenta só preencheu 4 dos 29 cargos em aberto para equipe que deveria agir de forma emergencial em socorro ao povo gaúcho.

>>> Silvio Costa Filho inaugura obras de ampliação do aeroporto de Aracaju

"Nem sequer estruturou um local de trabalho no estado. Isso só deixa ainda mais claro o real objetivo da nomeação de 15.05. Enquanto isso, as famílias gaúchas choram as perdas de seus familiares, vivem a incerteza de como irão reconstruir seu estado, sua cidade, seu lar", afirmou o coronel aposentado.

Lula fez quatro visitas ao estado, após as fortes enchentes que assolaram a região. Na mais recente, na quinta-feira, 6 de junho, ele foi as cidades de Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, localizadas no Vale do Taquari, uma das áreas mais atingidas pelas inundações decorrentes das chuvas no mês de maio.

“A gente vai estar junto, vai ajudar a reconstruir, a gente vai recuperar a dignidade do povo do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente.

Pela manhã, o presidente foi ao bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, no qual 650 casas foram destruídas e famílias perderam tudo. Durante a visita, Lula conversou com moradores e testemunhou de perto a destruição deixada pelas águas. Numa mensagem de esperança e solidariedade, o presidente disse que o governo estará junto da população.