Raquel Lyra planeja investir R$ 1 milhão para recuperar prédio histórico de Olinda

Mosteiro de São Bento, prédio histórico de Olinda, será objeto de intervenção do Estado

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 30/08/2024, às 15h06

Monteiro de São Bento, em Olinda, será mais uma vez restaurado - Prefeitura de Olinda
Monteiro de São Bento, em Olinda, será mais uma vez restaurado - Prefeitura de Olinda

O Governo do Estado planeja atuar na recuperação do prédio histórico do Mosteiro de São Bento, em Olinda.

O prédio da Igreja Católica Romana receberá uma intervenção através da FUNDARPE, estatal do Goveno do Estado.

O objeto da licitação será a "contratação de empresa de engenharia e/ou arquitetura para execução de Obras e Serviços de Recuperação e Restauro do Mosteiro de São Bento".

O valor da licitação está estimado em R$ 1.237.075,81. O custo poderá diminuir, com a disputa entre as empresas interessadas.

A entrega das propostas na licitação já foi marcada para 9 de outubro.

Basílica e mosteiro de São Bento

A Basílica e Mosteiro de São Bento constituem um importante complexo arquitetônico barroco localizado em Olinda, primeiro mosteiro beneditino do Brasil, erguido entre 1597 e 1599.

O conjunto é tombado nacionalmente e, junto com grande parte do centro histórico da cidade, também como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

A riqueza artística da capela-mor da igreja do convento é tão importante que, em 2001, o altar foi totalmente desmontado e restaurado pela Fundação Joaquim Nabuco.

No ano seguinte, o altar foi transportado para os Estados Unidos e ficou exposto no Museu Guggenheim de Nova Iorque. No centro do altar, encontram-se a imagem de São Bento, São Gregório Magno e Santa Escolástica (irmã gêmea de São Bento).

De acordo com a Diocese, a criação do Mosteiro de São Bento e sua igreja anexa remonta ao tempo da colonização portuguesa no Brasil. A Ordem de São Bento chegou a Pernambuco em 1592, após convite do donatário da capitania, Jorge de Albuquerque Coelho.

Em 1599, os beneditinos concluíram a construção do mosteiro, em Olinda. Durante a invasão holandesa, o mosteiro foi atingido por um grande incêndio e em 1640 foi reconstruído.

@blogdojamildo