Raquel nomeia ex-secretário-executivo de João Campos para ser secretário-executivo no Estado

Raquel nomeia na Educação nome que já teve destaque na gestão João Campos. Pasta também conta com ex-deputado do PSB, Paulo Dutra

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 16/02/2025, às 10h54

Raquel Lyra anunciou diversas medidas voltadas para área da educação pública no estado - Janaína Pepeu/Secom
Raquel Lyra anunciou diversas medidas voltadas para área da educação pública no estado - Janaína Pepeu/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSDB) aproveitou o Diário Oficial do sábado (15) para nomear Dilermano Alves de Brito como secretário-executivo de Administração e Finanças da Secretaria Estadual de Educação.

A vaga antes era ocupada por Gilson José Monteiro Filho, que foi efetivado como titular da Secretaria no início de 2025, após um período de interinidade.

Dilermano Alves de Brito era secretário-executivo de Finanças da Prefeitura do Recife, na gestão do prefeito João Campos (PSB).

Ele é servidor efetivo do Governo do Estado e teve que deixar a Prefeitura após o término do prazo concedido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em medida cautelar, para os servidores estaduais cedidos ao Recife retornarem aos cargos de origem no Estado. O prazo terminou em 31 de dezembro.

Dilermano Alves de Brito é concursado da Secretaria Estadual de Planejamento.

Dilermano não é o primeiro nome ligado a gestões do PSB que ganha uma posição importante na pasta da Educação do Estado.

Em janeiro, a governadora nomeou Paulo Dutra como secretário-executivo de Ensino Médio e Profissional da Secretaria Estadual de Educação.

Paulo Dutra é servidor estadual concursado da Secretaria Estadual de Educação e ex-deputado estadual pelo PSB, que faz dura oposição a gestão estadual na Assembleia.

A Secretaria Estadual de Educação tem sido um foco de críticas da oposição contra a governadora Raquel Lyra.

Deputados estaduais oposicionistas citam dispensas emergenciais e compras sem licitação como supostos exemplos de falta de planejamento da gestão estadual.

A pasta já tem o terceiro secretário estadual em 25 meses de gestão.

Alexandre Schneider entregou o cargo em janeiro, após apenas seis meses no cargo.

Campanha salarial

Nesta semana, professores da rede estadual de Pernambuco iniciaram oficialmente a Campanha Salarial Educacional 2025, aprovando em assembleia realizada no dia 10 de fevereiro uma pauta de reivindicações que inclui o reajuste salarial de 6,27%, a reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Rendimentos (PCCR) e a convocação de concursados.

O documento com as demandas foi encaminhado ao gabinete da governadora Raquel Lyra, à Secretaria de Educação e à Secretaria de Administração do estado, conforme informou o site Jamildo.com.