Raquel Lyra ainda participará nesta segunda (15) de formatura de primeira escola técnica integral do estado. Meta é ampliar a modalidade
por Cynara Maíra
Publicado em 15/12/2025, às 14h18 - Atualizado às 15h20
Raquel Lyra anunciou a construção de uma nova escola integral na Avenida Norte, em Santo Amaro, com investimento de R$ 10,7 milhões.
O anúncio foi feito durante o Seminário de Educação, que discute metas para a rede estadual.
À tarde, a governadora participa da formatura de 171 alunos da primeira turma de ensino médio integral técnico em parceria com o Senai.
Pernambuco lidera o ensino integral no país, atendendo 66,8% dos alunos do ensino médio nesta modalidade.
A governadora Raquel Lyra (PSD) anunciou, nesta segunda-feira (15), a construção de uma nova unidade de ensino em tempo integral no Recife. O anúncio ocorreu durante a abertura do Seminário de Educação de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda.
Com orçamento de R$ 10,7 milhões a nova escola ficará na Avenida Norte, no bairro de Santo Amaro e prevê capacidade para atender 315 estudantes em período integral ou até 630 em dois turnos.
O edital de licitação para a contratação da empresa responsável pela obra já foi publicado no Diário Oficial do Estado.
Durante o evento, que reuniu gestores escolares e especialistas, Raquel defendeu o fortalecimento do regime de colaboração com os municípios, especialmente na educação infantil e creches.
"Os próximos cinco anos vão desenhar os nossos próximos cinquenta. Temos ciclos de investimento muito importantes acontecendo agora... Também avançamos para a ampliação da rede de educação integral nos municípios, com o Estado fazendo a sua parte", afirmou a governadora.
Ainda nesta segunda-feira, às 15h, Raquel Lyra participa da formatura de 171 estudantes na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).
Trata-se da conclusão da primeira turma do modelo de Ensino Médio Integral integrado à formação técnica, desenvolvido em parceria com o Senai.
A ampliação da modalidade é uma das metas centrais da gestão. O Governo de Pernambuco já é conhecido por sua rede pública de ensino voltada para ampliação do formato integral desde 2008.
Atualmente, Pernambuco lidera o ranking nacional de matrículas no ensino médio em tempo integral, com 66,8% dos alunos da rede estadual, segundo dados do Censo Escolar 2023.
A rede conta hoje com 567 escolas neste formato. Em 2024, a gestão criou 36 mil novas vagas, um crescimento de 78% em relação ao ano anterior.