Menos de um mês após a assinatura da ordem de serviço do campus de Goiana do IFPE, construções já começaram
por Cynara Maíra
Publicado em 22/09/2025, às 13h26 - Atualizado às 14h09
Nesta segunda-feira (22) começaram as obras do novo campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Goiana, Mata Norte de Pernambuco. As construções ocorrem menos de um mês após a assinatura da ordem de serviço, feita no fim de agosto.
A assinatura do termo que garantiu o início das obras do IFPE em Goiana ocorreu em 27 de agosto, no Recife. Com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, e o prefeito de Goiana, Marcílio Régio (PP), o investimento do Novo PAC garante investimento de mais de R$ 19 milhões para nova instituição de ensino.
Ainda durante a ordem de serviço, o prefeito afirmou que a chegada do Instituto Federal seria um marco para qualificação profissional da região, principalmente para atender à demanda do Polo Automotivo da Stellantis.
"A chegada do IFPE a Goiana é um sonho antigo que agora começa a se tornar realidade. Esse campus vai abrir oportunidades para nossos jovens", afirmou o prefeito.
Antes de definir os cursos do Instituto, houve uma audiência pública em Goiana para receber sugestões da população, gestores e setores produtivos da região. Como o polo automobilístico de Pernambuco, alguns dos cursos devem focar nessa área.
O novo campus deve terminar em julho de 2026. Com capacidade para 1.400 estudantes,a estrutura ocupará um terreno de 47 mil m² e contará com 16 salas de aula, 12 laboratórios, auditório e uma usina fotovoltaica.
A unidade de Goiana é a primeira a iniciar a construção do pacote de expansão que prevê seis novos campi do IFPE em Pernambuco. Além do município da Mata Norte, também serão contempladas as cidades do Recife, Águas Belas, Araripina, Bezerros e Santa Cruz do Capibaribe.