Governo do Estado busca imóvel para manter homenagem ao avô de João Campos

O escritor Maximiano Accioly Campos é avô de João Campos

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 25/03/2025, às 08h20 - Atualizado às 08h34

Serinhaém fica no litoral sul de Pernambuco - Internet
Serinhaém fica no litoral sul de Pernambuco - Internet

Sem alarde, o Governo do Estado busca imóvel em Sirinhaém, no litoral Sul do Estado, para manter em funcionamento a escola cujo nome homenageia o escritor Maximiano Accioly Campos.

Maximiano Accioly Campos é avô do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e pai do ex-governador Eduardo Campos.

Segundo documentos obtidos pelo Jamildo.com, o Governo busca um imóvel para alugar e manter em funcionamento a Escola Escritor Maximiano Accioly Campos, que atualmente funciona em um imóvel alugado.

"A Escola Estadual Escritor Maximiano Accioly Campos localizada no Município de Sirinhaém, funciona em prédio alugado, sendo a única unidade escolar estadual no Centro do município mencionado, a qual oferece o ensino médio regular e EJa, nos 3 (três) turnos (manhã, tarde e noite)", informa o Governo, em documento oficial.

O imóvel terá que ter pelo menos 420 metros quadrados, localizada no "bairro da COHAB ou em bairros circunvizinhos com raio máximo de distância de 1 km em relação aos limites do referido bairro".

Segundo a gestão estadual, o custo total desta contratação será definido, após realização da consulta pública.

"Solicitamos providências para viabilizar a locação de um imóvel adequado, a fim de que a Escola Estadual Escritor Maximiano Accioly Campos possa ser instalada em um espaço apropriado para suas atividades", solicitou técnico da Secretaria Estadual de Educação, em documento obtido pelo Jamildo.com.

POETA E JORNALISTA

Maximiano Accioly Campos, falecido em 1998, foi um poeta, ficcionista, cronista e jornalista brasileiro.

Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Maximiano Campos foi cronista do Diario de Pernambuco e superintendente do Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco.

Entre janeiro de 1987 e dezembro de 1988, foi secretário de Turismo, Cultura e Esportes do Governo de Pernambuco, durante a segunda gestão do governador Miguel Arraes, seu sogro.

Do seu casamento com Ana Arraes, teve dois filhos: o governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República Eduardo Campos (1965-2014) e o advogado e escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras, Antônio Campos.

É autor de 17 livros, alguns publicados postumamente.