O escritor Maximiano Accioly Campos é avô de João Campos
por Jamildo Melo
Publicado em 25/03/2025, às 08h20 - Atualizado às 08h34
Sem alarde, o Governo do Estado busca imóvel em Sirinhaém, no litoral Sul do Estado, para manter em funcionamento a escola cujo nome homenageia o escritor Maximiano Accioly Campos.
Maximiano Accioly Campos é avô do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e pai do ex-governador Eduardo Campos.
Segundo documentos obtidos pelo Jamildo.com, o Governo busca um imóvel para alugar e manter em funcionamento a Escola Escritor Maximiano Accioly Campos, que atualmente funciona em um imóvel alugado.
"A Escola Estadual Escritor Maximiano Accioly Campos localizada no Município de Sirinhaém, funciona em prédio alugado, sendo a única unidade escolar estadual no Centro do município mencionado, a qual oferece o ensino médio regular e EJa, nos 3 (três) turnos (manhã, tarde e noite)", informa o Governo, em documento oficial.
O imóvel terá que ter pelo menos 420 metros quadrados, localizada no "bairro da COHAB ou em bairros circunvizinhos com raio máximo de distância de 1 km em relação aos limites do referido bairro".
Segundo a gestão estadual, o custo total desta contratação será definido, após realização da consulta pública.
"Solicitamos providências para viabilizar a locação de um imóvel adequado, a fim de que a Escola Estadual Escritor Maximiano Accioly Campos possa ser instalada em um espaço apropriado para suas atividades", solicitou técnico da Secretaria Estadual de Educação, em documento obtido pelo Jamildo.com.
Maximiano Accioly Campos, falecido em 1998, foi um poeta, ficcionista, cronista e jornalista brasileiro.
Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Maximiano Campos foi cronista do Diario de Pernambuco e superintendente do Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco.
Entre janeiro de 1987 e dezembro de 1988, foi secretário de Turismo, Cultura e Esportes do Governo de Pernambuco, durante a segunda gestão do governador Miguel Arraes, seu sogro.
Do seu casamento com Ana Arraes, teve dois filhos: o governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República Eduardo Campos (1965-2014) e o advogado e escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras, Antônio Campos.
É autor de 17 livros, alguns publicados postumamente.