Suape e Secretaria de Agricultura formam força-tarefa para agilizar exportações e importações de Pernambuco

Comissão Interinstitucional do Pacto pelo Agro busca integrar porto e agronegócio, fortalecendo logística e competitividade do setor por meio de força-tarefa

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 25/09/2025, às 11h28 - Atualizado às 11h40

Imagem aérea do Porto de Suape, com navio atracado e centenas de conteineres na área de carga e descarga.
Pacto pelo Agro busca destravar gargalos e potencializar o escoamento da produção agrícola, pecuária e pesqueira. - Foto: Divulgação

O Porto de Suape e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco (SDA-PE) firmaram, nesta semana, o Pacto pelo Agro, criando uma força-tarefa permanente para destravar gargalos e potencializar o escoamento da produção agrícola, pecuária e pesqueira.

A comissão será composta por técnicos das duas instituições e atuará em conjunto com produtores rurais, técnicos, exportadores, associações e players do setor.

O grupo de trabalho iniciará uma agenda de trabalho na próxima semana e escuta dos principais representantes do agronegócio do Estado e dos operadores portuários em operação em Suape.

O secretário da SDA, Cícero Moraes, destacou que a iniciativa simboliza um esforço conjunto para transformar Pernambuco em referência nacional e internacional na logística do agronegócio.

Já o presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, enfatizou que a parceria visa ampliar a infraestrutura e criar mecanismos de diálogo com o setor para garantir que Suape seja um parceiro competitivo no crescimento do agronegócio pernambucano e nacional.

O Pacto pelo Agro ocorre em um momento de forte expansão do agronegócio local.

Em 2024, o setor cresceu 11,5% no PIB estadual, consolidando Pernambuco como o maior exportador de frutas do Brasil, com mais de US$ 312 milhões em vendas internacionais.

O estado também se destacou na produção de ovos – 299,5 milhões de dúzias no último ano – e projeta abate de mais de 65 milhões de aves em 2025, impulsionando a relevância de importação do milho e farelo de soja para garantir a produção local.

A criação da frente de atuação ocorre em um momento de forte expansão do agronegócio local. Em 2024, o setor cresceu 11,5% no PIB estadual, consolidando Pernambuco como o maior exportador de frutas do Brasil, com mais de US$ 312 milhões em vendas internacionais