Bernardo Santana irá liderar ações para fortalecer o relacionamento entre o Reino Unido e parceiros no Ceará, com destaque para energia renovável
por Jamildo Melo
Publicado em 13/02/2025, às 15h00
A missão britânica no Brasil informou que Bernardo Santana será o novo cônsul honorário do Reino Unido em Fortaleza.
Com formação jurídica e vasta experiência no setor de energias renováveis, Santana tem como missão fortalecer os laços entre o Reino Unido e o Ceará, promovendo parcerias nas áreas de comércio, cultura, educação, inovação e sustentabilidade.
Bernardo Santana é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza e possui especialização em Direito Empresarial e um MBA do Setor Elétrico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Com 15 anos de experiência como consultor de empresas nacionais e internacionais na área de energias renováveis, o governo britânico diz que Santana trará uma perspectiva diferenciada ao novo papel.
Atualmente, Bernardo Santana é Diretor de Regulação do SindiEnergia CE, vinculado à Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), e Membro da Câmara Setorial de Energias Renováveis da ADECE.
A representação no Brasil destacou, ao site Jamildo.com, que seu conhecimento em projetos de geração compartilhada solar fotovoltaica está alinhado com as prioridades do governo britânico nas áreas de sustentabilidade e inovação.
“O cargo de cônsul honorário britânico em Fortaleza é uma grande honra e uma responsabilidade que encaro com entusiasmo. O Ceará se destaca em setores estratégicos, como energias renováveis e educação, áreas prioritárias para a cooperação com o Reino Unido. Nosso objetivo é fortalecer essa parceria, criando oportunidades concretas para investidores, empresas e talentos locais", afirma Bernardo Santana.
"Queremos aproximar ainda mais o Ceará do Reino Unido, impulsionando a inovação, a sustentabilidade e o intercâmbio de conhecimento. Estou comprometido em trabalhar para que essa relação traga benefícios reais e duradouros para ambos os lados”.
Só o Banco do Nordeste (BNB) aplicou R$ 4,5 bilhões em projetos do mercado livre de energia ao longo de 2024. Segundo o diretor de Planejamento da instituição, Aldemir Freire, a maior parte dos investimentos foi destinada à geração de energia fotovoltaica, consolidando o banco como um dos principais financiadores de energia limpa na região.
Os recursos beneficiaram empreendimentos em toda a área de abrangência do BNB, resultando na geração de 1,6 GW de energia. No Ceará, foram investidos R$ 337 milhões em 22 projetos.