Neoenergia Pernambuco intensifica ações contra furto de energia e recupera milhões de kWh
por Jamildo Melo
Publicado em 25/03/2025, às 15h59 - Atualizado às 16h10
Nos dois primeiros meses de 2025, a Neoenergia Pernambuco realizou com mais intensidade operações para combater o furto de energia no estado, com destaque para as 25 mil inspeções realizadas entre o Litoral e o Sertão.
Em 39% dos casos, foi confirmada a prática de desvio de energia.
Ao todo, 34 dessas ações contaram com parceria policial, resultando em nove conduções à delegacia – número 100% maior que o mesmo período do ano anterior, que registrou seis conduções em 18 operações conjuntas.
Entre os 34 casos realizados com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e o Instituto de Criminalística, 17 ocorreram em residências e 17 em pontos comerciais, incluindo fábricas de camisas, reciclagem, academias, e mercados.
Essas ações resultaram na recuperação de quase 1 milhão de quilowatts-hora – o suficiente para abastecer 8.300 residências por um mês.
O supervisor de segurança da Neoenergia Pernambuco, Fábio Oliveira, enfatizou o impacto social do crime. “O furto de energia não tem público cativo. Identificamos desvios em diversos setores. Investimos milhões para coibir esse crime, previsto no código penal, com pena de até quatro anos de reclusão”, destacou, em informe ao site Jamildo.com.
Os desvios sobrecarregam a rede, oferecendo riscos à vida e, indiretamente, oneram os consumidores, já que parte da energia furtada acaba sendo repartida nas contas. Por isso, a Neoenergia incentiva denúncias anônimas, realizadas via Centrais de Relacionamento ou pelos canais de atendimento no site.
Em 2024, a Neoenergia Pernambuco registrou 110 operações policiais, com 36 conduções à delegacia. Mais de 181 mil inspeções foram realizadas, resultando na recuperação de 100 milhões de kWh de energia em todo o estado.
A Neoenergia distribui energia para 184 municípios de Pernambuco, a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba, e o Arquipélago de Fernando de Noronha. A área de concessão abrange 98,5 mil km², com atendimento a 4 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).