Silvio Costa Filho e Tarcísio de Freitas apresentam a investidores europeus atrativos do túnel Santos-Guarujá, maior obra do Novo PAC
por Jamildo Melo
Publicado em 22/04/2025, às 19h06 - Atualizado às 19h33
Após apresentar uma carteira de investimentos em infraestrutura portuária e hidroviária a investidores portugueses, a comitiva brasileira foi recebida nesta terça-feira (22), em Amsterdã, por grupos interessados no Túnel Santos-Guarujá.
Este é o maior projeto do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e um dos mais estratégicos para a infraestrutura brasileira.
O encontro contou com representantes da renomada empresa holandesa Ballast Nedam, que possui mais de 56 anos de experiência em projetos globais.
O Túnel Santos-Guarujá, que interligará essas cidades no estado de São Paulo, é um dos projetos mais aguardados em infraestrutura nacional. Ele representa um investimento estimado em R$ 6 bilhões, a ser dividido entre o Governo Federal e o Estado de São Paulo.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o sucesso da obra está no planejamento colaborativo entre os dois governos.
“Estamos tirando do papel uma obra aguardada há quase 100 anos, proporcionando ganhos imensuráveis para a mobilidade e a economia do país", destacou, em informe ao site Jamildo.com.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reforçou a importância do projeto para o Brasil, afirmando que o mesmo tem sido amplamente divulgado entre players internacionais especializados em obras similares na Europa. Para ele, o trabalho conjunto entre Estado e União será fundamental para concretizar essa conquista histórica.
Durante o encontro, Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos, ressaltou o impacto positivo do túnel na mobilidade urbana e no desenvolvimento econômico das regiões atendidas.
"Ao lado do ministro Silvio e do governador Tarcísio, marcamos um importante avanço para o futuro da infraestrutura brasileira. Esse projeto une o passado, o presente e o futuro com coragem e inovação", afirmou.
O edital para a construção da obra, lançado em fevereiro em um evento presidido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem o leilão programado para agosto deste ano na B3, em São Paulo.
Com um histórico em infraestrutura, a Ballast Nedam mostrou interesse em participar de projetos brasileiros voltados para a mobilidade, água, energia e saneamento ambiental. A empresa é reconhecida por sua atuação em iniciativas de demandas climáticas globais, tecnologias em projetos como edifícios, túneis, portos e hospitais.
Leia também