Ministro das Comunicações participa de capacitação da Carreta Digital no Recife para pessoas trans e travestis

Capacitação ocorre no Compaz Ariano Suassuna, com cursos de tecnologia voltados a pessoas de baixa renda e participação do ministro das Comunicações

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 03/02/2026, às 15h53

Imagem Ministro das Comunicações participa de capacitação da Carreta Digital no Recife para pessoas trans e travestis

Ministro Frederico de Siqueira Filho participa da capacitação no Recife

Carreta Digital oferece cursos voltados a pessoas trans e travestis

Projeto resulta de parceria entre Ministério, RBCIP e Pajubá Tech

Formação inclui manutenção de celulares e montagem de computadores

Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participa na próxima quinta-feira (5), às 10h, no Recife, de capacitação da Carreta Digital voltada a pessoas trans e travestis. A ação ocorre no Compaz Ariano Suassuna e marca a primeira edição do projeto com cursos direcionados especificamente a esse público.

Iniciativa tem como foco ampliar o acesso à qualificação profissional em tecnologia para pessoas de baixa renda, com oferta de formação alinhada a áreas com demanda no mercado de trabalho. A capacitação integra agenda do Ministério das Comunicações voltada à inclusão digital e à formação técnica.

Projeto é resultado de parceria entre o Ministério das Comunicações, a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) e a Pajubá Tech. A proposta é oferecer cursos itinerantes, com estrutura móvel equipada para atividades práticas, permitindo contato direto dos alunos com ferramentas e rotinas da área de tecnologia.

Na capital pernambucana, serão ofertados dois cursos: Manutenção de Celulares e Montagem e Configuração de Computadores de Alto Desempenho, voltados à preparação para atuação em segmentos com procura por mão de obra qualificada.

Carreta Digital para estudantes

O programa do Ministério das Comunicações iniciou, em dezembro, mais uma etapa das ações de inclusão digital com a chegada da Carreta Digital, equipamento itinerante que oferece cursos gratuitos em tecnologia para estudantes da rede pública.

A unidade funciona como laboratório móvel, com impressoras 3D, kits de robótica e outros recursos voltados à formação técnica. A iniciativa é realizada em parceria com a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP).

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou que a ação integra um conjunto de medidas anunciadas durante visita ao Recife em agosto.

A Carreta Digital é uma delas e vai revolucionar o aprendizado de jovens que, muitas vezes, não têm condições de pagar cursos de tecnologia. Além do certificado, eles saem com formação técnica para exercer o que aprendem nas profissões do futuro”, disse.