Novo voo semanal entre Recife e Buenos Aires amplia a conectividade internacional de Pernambuco com a Argentina, principal mercado emissor de turistas
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 22/12/2025, às 15h20
LATAM inicia nova frequência direta entre Recife e Buenos Aires.
Rota terá operação semanal com aeronave Airbus A320.
Argentina lidera emissão de turistas internacionais para Pernambuco.
Nova ligação integra estratégia de ampliação da conectividade aérea do Estado
Pernambuco passa a contar com nova frequência aérea direta entre Recife e Buenos Aires, operada pela LATAM Airlines, com voo inaugural no último sábado (20). A rota amplia a conectividade internacional do Estado com a Argentina, principal mercado emissor de turistas da América do Sul, e integra a estratégia do Governo de Pernambuco voltada à expansão da malha aérea internacional.
A operação terá um voo semanal, com saída do Recife aos sábados, às 19h35, e retorno da capital argentina aos domingos, às 2h, no horário local. O trajeto tem duração aproximada de 5 horas e 20 minutos e será realizado com aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 174 passageiros, ampliando a oferta de assentos diretos entre os dois destinos.
Governadora Raquel Lyra (PSD) destacou os resultados alcançados na política de conectividade aérea ao longo do ano. Segundo ela, “em 2025, Pernambuco avançou de forma consistente na ampliação da sua conectividade internacional, com o lançamento de seis novos voos internacionais”, afirmando que a ligação com Buenos Aires reforça a consolidação do Estado como hub internacional no Nordeste.
A ampliação da ligação aérea ocorre em meio ao crescimento do fluxo turístico entre Pernambuco e a Argentina. Levantamento da Empetur, por meio do Setor de Estudos e Pesquisas (SEP), aponta aumento de 268,3% no número de turistas argentinos no Estado nos dez primeiros meses de 2025, consolidando o país como o principal emissor internacional para Pernambuco.
O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, afirmou que a nova frequência reforça uma estratégia contínua de aproximação com o mercado argentino. Para ele, “a ampliação dessa oferta fortalece essa conexão, amplia a disponibilidade de assentos e contribui para transformar a alta demanda em resultados concretos para toda a cadeia do turismo pernambucano”.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também relacionou a nova rota ao crescimento do turismo internacional. Segundo ele, “somente a Argentina mandou para o Brasil mais de 3 milhões de turistas entre janeiro e novembro deste ano”, ressaltando que a ampliação da malha aérea contribui para aumentar o fluxo de visitantes para Pernambuco e o Nordeste.
Dados da Empetur indicam que a Argentina responde por 35,92% do total de turistas internacionais que visitam Pernambuco, liderando o ranking de mercados emissores, à frente de países europeus e de outros destinos sul-americanos. A nova frequência direta entre Recife e Buenos Aires busca atender a essa demanda crescente e fortalecer o intercâmbio turístico e econômico.
O head de assuntos públicos da LATAM Brasil, Eduardo Macedo, destacou o papel da rota na integração regional. Segundo ele, “esse voo tem um papel importante na dinamização do turismo, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento da economia do turismo no Nordeste”.
Já o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, afirmou que a concessionária vem investindo na infraestrutura aeroportuária para ampliar a conectividade. De acordo com ele, “ficamos muito satisfeitos em inaugurar essa nova ligação internacional no Aeroporto do Recife, que reforça as oportunidades de intercâmbio e contribui para o desenvolvimento da economia e do turismo na região”.