Raquel Lyra lança edital de licitação para início do trecho sul do Arco Metropolitano Sul

Obra do trecho sul do Arco Metropolitano deve começar em 2025. Raquel Lyra lançou edital de licitação para iniciar projeto

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 28/12/2024, às 13h19

Raquel Lyra abre licitação para iniciar obras no Arco Metropolitano Sul - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com
Raquel Lyra abre licitação para iniciar obras no Arco Metropolitano Sul - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), publicou neste sábado (28) o edital de licitação para o segundo segmento do Arco Metropolitano.

A obra, que conecta o município de Moreno à BR-101 Sul no Cabo de Santo Agostinho, abrangerá 25,3 quilômetros de extensão e será o maior investimento em infraestrutura viária da Região Metropolitana do Recife, com um aporte inicial de R$ 744 milhões.

Obras previstas para abril de 2025

A partir de recursos estaduais, a construção do trecho Sul deve começar em abril de 2025, como parte do programa "PE na Estrada".

A governadora Raquel Lyra (PSDB) destacou a importância do projeto como uma das prioridades para melhorar a malha rodoviária do estado. 

"Quando nós chegamos ao governo, 70% da nossa malha rodoviária era considerada ruim ou péssima e virar esse jogo sempre esteve entre as nossas prioridades [...] Queremos devolver Pernambuco ao lugar de destaque no Nordeste e no Brasil de onde ele nunca deveria ter saído, e só vamos conseguir esse resultado investindo na nossa infraestrutura" afirmou Raquel.

Impactos na mobilidade

O projeto promete aliviar o tráfego na BR-101 e em outras vias da Região Metropolitana do Recife. Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, o Arco Metropolitano não apenas facilitará a circulação de veículos, mas também contribuirá para a eficiência logística do estado.

O Arco Metropolitano é uma obra estratégica para o desenvolvimento do Estado, pois vai transformar significativamente a mobilidade no Grande Recife e entorno. Estamos empenhados em garantir a conclusão desse projeto, que vai não apenas melhorar o fluxo de veículos, mas também promover maior eficiência no transporte de mercadorias e na integração entre os municípios”, disse Bezerra.

@blogdojamildo