Cancelamento de voo Lisboa-Recife causa revolta em passageiros da TAP Air Portugal

Diario de Pernambuco reporta que passageiros do voo 1504 da TAP Air Portugal expressaram grande indignação com a companhia aérea após o cancelamento da viagem, noite de quinta-feira (9)

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 10/10/2025, às 19h53

Imagem mostra avião com identificação da Tap Air Portugal, em pleno voo. Ao fundo, céu azul e nuvens.
De acordo com os passageiros ouvidos pelo Diario, a falha técnica foi apenas o começo de uma série de problemas, sendo o mais grave a não devolução das bagagens. - Foto: Reprodução da Internet

Diario de Pernambuco reporta que passageiros do voo 1504 da TAP Air Portugal, que partiria de Lisboa, em Portugal, com destino a Recife na noite de quinta-feira (9), expressaram grande indignação com a companhia aérea após o cancelamento da viagem.

A decolagem, inicialmente prevista para as 23h10 (horário de Portugal) de quinta-feira, foi cancelada oficialmente, conforme o site do Aeroporto Internacional do Recife. O motivo informado aos viajantes foi uma falha elétrica no sistema de ar-condicionado da aeronave, o que impediu a partida.

Caos e Falta de Suporte

A situação se agravou após o cancelamento. De acordo com os passageiros ouvidos pelo Diario, a falha técnica foi apenas o começo de uma série de problemas, sendo o mais grave a não devolução das bagagens.

De acordo com relatos de passageiros, muitos viajantes, incluindo crianças pequenas, grávidas e idosos, permaneceram mais de 24 horas no aeroporto de Lisboa, enfrentando condições precárias, como a falta de alimentação adequada, hospedagem e informações claras da TAP.

*Nem os hotéis mais baratos e nem os mais caros. A TAP não deu retorno algum. Pegaram nossas malas e não devolveram. Estamos sem rumo e sem direção até agora**, desabafou uma das passageiras, que relatou ter passado mais de um dia sem dormir, aguardando uma solução.

Versões conflitantes 

Procurada pelo Diario de Pernambuco, a TAP Air Portugal optou por não emitir uma nota oficial sobre o incidente. A companhia limitou-se a informar que os passageiros podem registrar uma queixa formal e que havia sido oferecido um novo voo para a tarde do domingo (12).

Sobre a ausência de assistência no aeroporto, a empresa orientou que os clientes "solicitem os vouchers no aeroporto" e, caso não sejam atendidos, guardem os comprovantes de despesas para solicitar reembolso posteriormente em seu site oficial.

No entanto, passageiros relataram à reportagem que, na prática, o voo teria sido remarcado para a tarde desta sexta-feira (10), e que eles continuavam sem receber qualquer suporte essencial da companhia, como transporte, alimentação ou hospedagem. Ainda de acordo com a publicação do Diario de Pernambuco, as informações desencontradas entre o que a TAP comunica e o que os passageiros vivenciam na prática se tornaram um obstáculo adicional em meio ao caos provocado pelo cancelamento.

Com informações do Diario de Pernambuco