ART.PE acontece a partir desta quarta-feira (26), no Recife; saiba mais

A terceira edição da ART.PE contará com vários espaços, entre eles o Salão de Fotografia, com curadoria de Gustavo Bettini

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 25/06/2024, às 13h15

Salão de Fotografia voltada para o Nordeste, no ART.PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco - Foto: Divulgação / ART.PE
Salão de Fotografia voltada para o Nordeste, no ART.PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco - Foto: Divulgação / ART.PE

A ART.PE — Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco — chega a sua terceira edição celebrando a cultura nordestina e pernambucana. A partir desta quarta-feira (26), os apreciadores da cultura e da arte terão acesso a um espaço de exposição no Terminal Marítimo de Passageiros, do Porto do Recife.

O objetivo da feira é fomentar o mercado de arte com a participação de 30 galerias, instituições públicas e privadas e lojas de museus. No total, são 20 galerias do Nordeste, além de Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e de Portugal.

Beth da Matta, Mônica Bouqvar e Filipe Campello assinam a direção artística, a produção é da Archi Cultural, que tem direção executiva de Diogo Viana, idealizador do ART.PE.

“A ART.PE consolida-se hoje como um dos principais eventos do calendário de artes visuais de Pernambuco e do Brasil. Nas duas edições passadas, a Feira recebeu importantes personalidades do mercado das artes”, afirma Diogo Viana.

A Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Museu de Arte Moderna Aloizio Magalhães (MAMAM) e Instituto Ricardo Brennand (IRB) estarão presentes, como também os projetos sociais com lojas e as ONGs Paramar e Movimento Pró-Criança.

Neste ano, haverá também a primeira ação externa da Feira. Em parceria com a empresa Iron House, do Grupo Cornélio Brennand, o Projeto ART.PE na Várzea receberá uma exposição de obras de arte na área externa de uma locação.

Espaços e programação

A Feira contará com vários espaços, como a Arena Arte e Mercado, que oferecerá atividades para fomentar o setor de arte em pernambuco. O espaço também contará com palestras, rodas de conversa, lançamentos de livros e diversas discussões. Esse espaço estará localizado na área de convivência do Salão Pernambuco e terá acesso gratuito.

O Salão de Fotografia, com curadoria de Gustavo Bettini, diretor do Ateliê de Impressão, apresentará uma seleção de fotografias assinadas. Já o Salão de Design incluirá lojas como Na Rosenbaum, Na Foz, Desenho Design e MV Cerâmica, todas com curadoria da ART.PE.

A área gastronômica contará com o Restaurante Cá-Já, do Chef Yuri Machado, além do bar Liamba, a sorveteria Degusta, a cafeteria Um Certo Café e o Wine Bar, com vinhos da WineConcept Brasil.

A Feira se estende até o dia 30 de junho no Terminal Marítimo de Passageiros, Porto do Recife. O horário de visitação é das 14h às 21h. Os ingressos para Feira de galerias podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.

Durante os cinco dias da feira, é esperado um público de 14 mil pessoas, 20% a mais do que foi registrado no ano passado.

O site jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, que liderou o Blog de Jamildo no Jornal do Commercio (JC).