Festividades do Viva Garanhuns continuam até o domingo (04) e marcam o início das comemorações juninas
por Cynara Maíra
Publicado em 02/05/2025, às 09h26 - Atualizado às 10h35
A cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, realiza até o domingo (4) a 9ª edição do Festival Viva Garanhuns, evento que marca o início do Ciclo Junino no estado.
A expectativa da gestão é de que cerca de 500 mil pessoas circulem pelo município durante os quatro dias de programação.
Promovida pela Prefeitura de Garanhuns, o evento acontece em dois polos principais, a Praça Mestre Dominguinhos e o Parque Euclides Dourado.
No Parque Euclides Dourado, a programação começa às 15h, com shows de Mirelly Araújo e Geraldinho Lins.
Já no palco da Praça Mestre Dominguinhos, haverá o Festival Playlist, com foco em nomes conhecidos do forró.
Estão programadas apresentações de Pedrinho Pontes, Magníficos, Limão com Mel e Mastruz com Leite, com início às 20h.
O sábado (3) segue com apresentações a partir das 19h na Praça Mestre Dominguinhos, com os artistas Nando Azevêdo, Waldonys, Santanna, Solange Almeida e Falamansa.
No domingo (4), encerram a programação musical os shows de Mônica Almeida, Eliane, Taty Girl e Tarcísio do Acordeon, também a partir das 19h.
No palco do Parque Euclides Dourado, a agenda segue com Assisão, no sábado, a partir das 17h, e com Elys Araújo e Gatinha Manhosa no domingo, a partir das 15h.
A abertura do festival ocorreu na noite da quinta-feira (1), com apresentações de As Januárias, Mariana Aydar, Mestrinho, Jorge de Altinho e Raí Saia Rodada.
O evento desse ano foca em homenagear Dominguinhos, artista nascido em Garanhuns que marcou o forró no país.
Além da programação artística, a Prefeitura de Garanhuns faz ao longo do evento ações para garantir segurança ao público.
Entre as iniciativas está o lançamento da Patrulha da Mulher, que usará mulheres da Guarda Municipal para proteger mulheres no local e a campanha “Ei, moça!”, com cartazes que explicam como pedir ajuda em caso de violência.
Ações educativas que orientam sobre o combate ao trabalho infantil, violência e abuso sexual também estão sendo feitos durante as entradas do evento, no Camarote da Acessibilidade e no Ponto de Apoio no Cesmuc.
Sobre emergências, o Executivo municipal disponibilizou duas ambulâncias do SAMU e garantiu a realização de inspeções dos espaços públicos usados no evento através da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária.
Durante o período dos festejos, está em atividade o projeto Guardiões Ambientais. A iniciativa assegura a coleta seletiva dos resíduos e oferece apoio aos recicladores cadastrados, que recebem fardamento, equipamentos de proteção, alimentação e apoio logístico.
O material coletado poderá ser comercializado diretamente com uma empresa licenciada ambientalmente, parceira da prefeitura.