Raquel Lyra comanda segunda turma da Polícia Civil e garante novo certame em breve

Plantão Jamildo.com | Publicado em 03/12/2025, às 14h46

-
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A formação de 476 alunos aprovados no concurso da Polícia Civil de Pernambuco de 2023 foi iniciada nesta quarta-feira (3), no Recife, durante aula inaugural conduzida pela governadora Raquel Lyra (PSD). A atividade encerra o ciclo de convocação previsto para as operativas de segurança e antecede um novo concurso, que, segundo a gestora, deve ser lançado em 2025.

Raquel Lyra afirmou que o Estado completou a meta de nomear 7 mil profissionais de segurança desde o início da gestão. “Formamos a primeira turma no mês passado e, com a turma de hoje, completamos os 7 mil agentes de segurança pública que nos comprometemos a fazer concurso e nomear. Já estamos estudando novo concurso para lançarmos o mais breve possível, para que não haja lacunas como houve durante esses últimos anos em Pernambuco”, declarou.

A nova turma reúne 268 agentes, 157 escrivães e 51 delegados. De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a etapa conclui as convocações dos concursos lançados em 2023 para Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica. “Vivemos a menor taxa de homicídios que o Estado já teve e daqui para frente é só progredir, porque foram muitos investimentos, que continuam, mas agora o mais importante: capital humano”, afirmou.

O curso de formação tem 900 horas-aula e é coordenado pela Escola Superior de Polícia Civil e pela Academia Integrada de Defesa Social (Acides), com conteúdos técnicos, éticos e operacionais.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro, a chegada dos novos profissionais reforça a capacidade de atendimento. “São pessoas novas que entram para oxigenar a instituição. Passam seis meses vendo tudo o que precisam para estar o mais prontos possível para exercer suas funções”, disse.

Para o deputado estadual Joel da Harpa (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública da Alepe, os números refletem os investimentos recentes. “Não se faz segurança pública sem efetivo. Agora vemos novos policiais, novos concursos e também equipamentos com tecnologias que nunca haviam chegado em Pernambuco”, afirmou.

Raquel Lyra Polícia Civil

Leia também

Divididos entre João Campos e Raquel Lyra em Pernambuco, União Progressista formaliza federação nesta quarta (03)


Raquel Lyra reage a vaias em inauguração de barragem com Lula: "força para seguir em frente"


Raquel Lyra acena ao presidente Lula e reage à antecipação eleitoral: "hora de cuidar do povo"