Pernambuco tem queda de 11% nos crimes violentos no 1º semestre de 2025

Ana Luiza Melo | Publicado em 04/07/2025, às 14h37 - Atualizado às 14h57

Os Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs), que incluem roubos, tiveram redução de 6,3%. - Divulgação/SDS
COMPARTILHE:

O estado de Pernambuco encerrou o primeiro semestre de 2025 com indicadores positivos na área de segurança pública. O número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) caiu 11,8% em relação ao mesmo período de 2024. Foram 1.619 registros entre janeiro e junho, número que só fica atrás do resultado alcançado em 2013 (1.599), dentro da série histórica do programa estadual de segurança.

No mesmo período, os Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs), que incluem roubos, tiveram redução de 6,3%. Foram 16.102 casos registrados, o menor patamar para um primeiro semestre desde que a atual metodologia começou a ser aplicada. Em 2024, foram 17.187 ocorrências, e em 2023, 18.548. Desde 2023, os números seguem abaixo da marca das 20 mil ocorrências.

Os dados foram consolidados pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace), vinculada à Secretaria de Defesa Social (SDS), e apresentados nesta semana durante reunião de monitoramento com as polícias Civil e Militar no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). O encontro teve como objetivo avaliar os resultados e alinhar estratégias para os próximos meses.

A governadora Raquel Lyra ressaltou que o desempenho é reflexo de uma política de Estado. "As reduções consecutivas na violência no Estado demonstram a capacidade de trabalho das nossas polícias. Através do Juntos pela Segurança, estamos fazendo investimentos para equipar nossas polícias e, muito em breve, teremos mais de 7 mil novos profissionais da segurança pública nas ruas”, afirmou.

O programa Juntos pela Segurança tem como base o planejamento integrado, o uso de inteligência e a valorização das forças de segurança. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou os frutos desse modelo:

"Os resultados refletem uma política pública consistente, implementada com o programa Juntos pela Segurança. Estamos colhendo os frutos de um planejamento estratégico que prioriza integração, inteligência e ações focadas na preservação de vidas”.

Entre os destaques regionais, as áreas Metropolitana, Agreste e Zona da Mata alcançaram os menores números de MVIs de toda a série: 473, 344 e 250, respectivamente. O segundo trimestre de 2025 também foi o melhor já registrado, com 763 mortes violentas, menor volume para o período.

Além da queda nos índices criminais, a produtividade das forças policiais cresceu. No primeiro semestre deste ano, 15.175 pessoas foram presas em flagrante, 4.900 mandados de prisão foram cumpridos e 2.559 armas foram apreendidas.

A secretária executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti, reforçou o compromisso com a continuidade das ações: "Além dos avanços nos indicadores, nosso foco permanece no fortalecimento do planejamento operacional. Reunimos todas as regiões para avaliar os dados do semestre e alinhar as ações que vão guiar o trabalho no segundo semestre de 2025”.

Segurança Pública governo de pernambuco juntos pela segurança

Leia também

Raquel Lyra abre licitação para construir complexos da Polícia Científica no Sertão de Pernambuco


Segurança Pública em PE: tema é pauta na Câmara do Recife e a gestão estadual é cobrada


PodJá: Empresários do Recife Antigo cobram segurança e ações públicas para permanecer na região