Jamildo Melo | Publicado em 09/07/2024, às 08h47
Na semana passada, na sabatina da Folha de S. Paulo e Uol, o prefeito do Recife João Campos (PSB) prometeu armar a Guarda Municipal do Recife se reeleito. Ele vem sendo acossado no Recife pelos vereadores de oposição conservadores que representam os eleitores de Boa Viagem assustados com a violência urbana.
O ex-prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, do PT, disse ao site Jamildo.com que fez isso em 2008 e tem dado muito resultado desde então.
"Em 2007 nosso governo lançou um plano de segurança municipal, oferecemos ao governo estadual uma parceria que se conceituou nas locação de viaturas, quando entregamos ao governo 30 viaturas, sendo 15 carros e 15 motos. Na época, Petrolina tinha menos de trezentos mil habitantes)", cita.
O petista conta que Petrolina estava entre as cidades mais violentas do Brasil, tendo sido citado pela revista Veja.
"Implantamos um plano de monitoramento das áreas centrais de Petrolina, a guarda ficou encarregada do monitoramento conectado com as polícias. Daí buscamos recursos junto ao governo federal e fizemos a capacitação da guarda e foi fornecido porte de arma e de lá pra cá tem sido dado sequência de forma a guarda municipal tem um presença muito forte na cidade", explica.
Amorim associa a queda de homicídios à iniciativa. "Em trinta dias logo após implantado o programa de segurança inicial com as viaturas e monitoramento, tivemos uma redução de 36% nos índices de homicídio. No ano de 2008 tivemos um mês que Petrolina chegou a passar 28 dias sem ter nenhum homicídio", cita.
"Uma outra estratégia que adotamos foi oferecer ao governo um trabalho de ressocialização dos presos com o projeto reeducandos, onde os presos prestavam serviços a prefeitura a cada três dias trabalhados reduzia um dia na pena. O projeto das viaturas o município não deu sequência nas administrações seguintes, mas dos reeducandos continua!", comemora.