"Marco histórico para Arcoverde", afirma prefeito sobre novo batalhão

Ana Luiza Melo | Publicado em 05/06/2025, às 21h13 - Atualizado às 21h39

A expectativa do prefeito é que o novo batalhão traga melhorias significativas na segurança pública, contribuindo para a redução da criminalidade. - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

E meio às comemorações dos 200 anos de criação da Polícia Militar de Pernambuco, com a presença de diversas autoridades, um marco histórico para a segurança pública do Sertão. A governadora Raquel Lyra assinou a ordem de serviço para a construção do 3º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (3º BIESP) em Arcoverde. O evento aconteceu nesta quinta (05), no Quartel do Derby, sede do comando geral da Polícia Militar de Pernambuco no Recife.

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, celebrou a conquista como um marco para a cidade e região. “É mais segurança, mais força e mais presença do Estado para proteger o nosso povo de Arcoverde e de toda a região”, afirmou o prefeito.

Para o gestor municipal, a instalação do 3º BIESP em Arcoverde representa um avanço significativo na segurança pública do Sertão pernambucano. Para ele, a cidade, que já conta com o 3º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, delegacias da Polícia Civil e Polícia Científica, além de ser um polo regional em saúde, educação e comércio, reforça sua posição estratégica na região.

A iniciativa integra ações do programa Juntos pela Segurança para reestruturar a segurança pública, descentralizar o policiamento ostensivo e reforçar o combate à criminalidade em todo o território pernambucano. 

A expectativa do prefeito é que o novo batalhão traga melhorias significativas na segurança pública, contribuindo para a redução da criminalidade. Além de Arcoverde, mais 4 cidades serão contempladas com novos batalhões: Goiana, Bezerros, Camaragibe e Barreiros.

Reflexo na economia e no turismo

A instalação do 3º BIESP em Arcoverde vai refletir também na economia local. A presença de um batalhão especializado influencia na sensação de segurança, estimulando o comércio e atração de novos investimentos para a cidade.

A construção da unidade vai gerar empregos diretos e indiretos, movimentando setores como construção civil, alimentação e serviços. Outro ponto relevante é que a segurança reforçada pode impulsionar eventos e o turismo na região.

A exemplo do São João de Arcoverde, que já tem um impacto econômico significativo, movimentando cerca de R$70 milhões e beneficiando milhares de trabalhadores. 

Raquel Lyra Segurança Pública Arcoverde Zeca Cavalcanti juntos pela segurança 3º BIESP

Leia também

Advogada defende pessoas com TEA após fala de vereador sobre cuidadores


Centro TEA com equoterapia no SUS será pioneiro no Nordeste


São João 2025: cidades de Pernambuco já divulgaram mais de R$ 23 milhões em gastos com atrações, mostra MPPE