Ana Luiza Melo | Publicado em 24/04/2025, às 11h36
A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quarta-feira (23), as datas e o local do Curso de Formação Profissional para os 445 aprovados no concurso da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) para os cargos de delegado, agente e escrivão.
Com apresentação marcada para às 8h do dia 5 de maio, as atividades do curso ocorrerão no Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE), localizado na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro da capital pernambucana.
As aulas regulares serão ministradas no período de 12 de maio a 7 de novembro, também na UniFAFIRE. Primeira apresentação ocorrerá em 5 de maio; convocados para os cargos de agente, delegado e escrivão irão cumprir carga horária de 900 horas-aula presenciais.
Segundo a governadora Raquel Lyra, com a convocação dos aprovados no concurso da Polícia Civil, Pernambuco avança no programa Juntos pela Segurança.
"Tenho certeza que esses 445 homens e mulheres que dedicaram horas do seu dia em busca da aprovação nesse concurso irão desempenhar o seu melhor no curso de formação e, futuramente, como membros das forças de segurança de Pernambuco. Até 2026, teremos mais de 7 mil novos profissionais nas ruas, incluindo, além da Polícia Civil, a Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Penal e o Corpo de Bombeiros", afirmou Raquel.go
Segundo o governo estadual, das vagas previstas no edital, 45 são para delegados, 250 para agentes e 150 para escrivães. O Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório, será realizado por meio da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC/ACADEPOL), vinculada tecnicamente às diretrizes da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES/SDS).
Com carga horária prevista de 900 horas-aula presenciais, incluindo sábados, domingos e feriados, para todos os cargos, as atividades acontecerão em tempo integral.
Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a chegada dos novos policiais civis para integrar o efetivo desta corporação, que executa atividades de Polícia Judiciária, será um grande reforço para a segurança pública.
"Esta etapa de formação profissional é um momento muito importante, pois prepara os futuros agentes, delegados e escrivães para a missão de executar as ações previstas no Juntos pela Segurança, ao lado das demais operativas da Secretaria de Defesa Social, garantindo, assim, o bem-estar e a proteção da população pernambucana”, declarou Alessandro.
O edital de convocação para o Curso de Formação Profissional foi publicado no site da banca realizadora do concurso, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe): https://www.cebraspe.org.br.
Deputados estaduais criticam possível transferência do 20º Batalhão da Polícia Militar de São Lourenço da Mata para Camaragibe
TCE assina contrato com Fundação Getúlio Vargas para realizar concurso
Sinpol se pronuncia após vazamento de suposto esquema de licenças-prêmio entre policiais civis