Bairro de Santo Amaro pode ganhar unidade do Compaz

Jamildo Melo | Publicado em 11/02/2025, às 08h53 - Atualizado às 08h54

Rinaldo Junior, reconduzido como líder do PSB na Câmara Municipal do Recife, conta com apoio do prefeito João Campos - Reprodução
COMPARTILHE:

Na manhã desta segunda-feira (10), a Câmara Municipal do Recife aprovou o requerimento nº 332/2025, apresentado pelo vereador Rinaldo Junior (PSB).

O parlamentar coletou assinaturas e defendeu a construção de um Centro Comunitário da Paz (Compaz) no bairro de Santo Amaro, indicando a área da Vila Naval como local possível.

Rinaldo Junior destaca interesse do Governo Federal

De acordo com Rinaldo Junior, o Governo Federal tem demonstrado interesse em ceder áreas para iniciativas sociais.

"A indústria da construção civil está com o olho arregalado para aquela região bastante nobre", comentou o vereador, em informe ao Jamildo.com.

"Chegou a hora de discutir o Compaz no bairro de Santo Amaro", completou.

Justificativa do requerimento

No texto do requerimento, Rinaldo Junior argumenta que a construção do Compaz em Santo Amaro combaterá a violência e promoverá a inclusão social, fortalecendo a Cultura de Paz.

O objetivo é enfrentar os altos índices de criminalidade violenta na cidade do Recife, desenvolvendo soluções sustentáveis.

Atividades e serviços do Compaz

Caso saia do projeto, o Compaz reunirá em um único espaço diversas atividades e serviços que promovem o exercício da cidadania: Literatura, dança, música, artesanato, esportes, práticas integrativas como ioga, meditação e biodança, além de diversos tipos de atendimentos comunitários.

"Com o compromisso de melhorar a segurança e a qualidade de vida da população de Santo Amaro, o Compaz se consolidará como um catalisador de paz e desenvolvimento comunitário", afirma o vereador.

O Centro Comunitário da Paz (Compaz) foi concebido com o objetivo de contribuir para a construção da cultura de paz em Recife. A ideia foi inspirada nas Bibliotecas Parque da Colômbia e em outras iniciativas cidadãs ao redor do mundo.

O primeiro Compaz foi inaugurado em 2016, no bairro do Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da cidade, batizado de Compaz Governador Eduardo Campos, em homenagem ao ex-governador Eduardo Campos.

Recife Eduardo Campos Compaz combate à violência cultura de paz

Leia também

Exclusivo: licitação da construção do Compaz Bidu Krause é cancelada e projeto é adiado mais uma vez


Eleições 2024: Zé Queiroz promete construir unidades do Compaz em Caruaru


Eleições 2024: Quem é o candidato a vereador mais incensado por João Campos?