Sintepe pressiona por medidas no IASSEPE durante ato em Arcoverde

Ana Luiza Melo | Publicado em 14/11/2025, às 11h09 - Atualizado às 11h29

A mobilização reuniu educadores e representantes do funcionalismo estadual em frente à agência local do plano, com o objetivo de pressionar por uma reestruturação imediata do sistema de saúde. - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) realizou, na manhã desta quinta-feira (13), um ato público em Arcoverde em defesa do Instituto de Atenção à Saúde e Bem-Estar dos Servidores do Estado (IASSEPE), antigo SASSEPE.

A mobilização reuniu educadores e representantes do funcionalismo estadual em frente à agência local do plano, com o objetivo de pressionar por uma reestruturação imediata do sistema de saúde.

A presidente da Associação de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Assepe), Florentina Cabral (Morena), relatou as dificuldades enfrentadas pelos usuários no interior, que precisam se deslocar até o Recife em busca de atendimento, muitas vezes sem sucesso.

A precariedade e o caos em que estamos mergulhados nessa assistência” afetam servidores em todo o estado, afirmou.

Durante o protesto, os participantes denunciaram o subfinanciamento da rede e a carência de investimentos, cobrando da gestão estadual a adoção de medidas emergenciais para fortalecer o IASSEPE.

O diretor do Sintepe, Edgar Luna, destacou que a crise do plano tem impacto no Sistema Único de Saúde (SUS), que é sobrecarregado quando os servidores não conseguem atendimento.

“É necessário que essa luta venha acompanhada do apoio das comunidades, do apoio de cada cidadão e cidadã. Quando o servidor não é atendido pelo SASSEPE no momento em que mais precisa, isso acaba sobrecarregando ainda mais o SUS”, afirmou.

Cenário complexo

O cenário de crise do IASSEPE é complexo e, segundo dados da Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi herdado de administrações passadas.

De acordo com a CUT, a  governadora Raquel Lyra assumiu o Governo de Pernambuco com o sistema já apresentando uma dívida na ordem de R$ 296 milhões.

O Governo tem sinalizado que a reestruturação do IASSEPE é uma prioridade, buscando vias para aumentar a sustentabilidade financeira.

Em linha com as críticas recorrentes, a governadora Raquel Lyra realizou mudanças na presidência do Instituto em julho de 2025, na tentativa de imprimir um novo ritmo na gestão do sistema, conforme noticiado pelo Jamildo.com. 

sintepe Saúde Pública IASSEPE

Leia também

Médicos se juntam a servidores em críticas ao IASSEPE, antigo SASSEPE, e pedem melhoras no sistema


Sintepe e outras categorias de servidores realizam ato em defesa do Sassepe nesta terça (4), no Recife


Grande alvo de críticas, Raquel Lyra muda responsável pelo SASSEPE de olho na eleição de 2026